Centro com pintura abstracta a estampa ou stencil em policromia; grená, verde seco esbatido, ao centro uma estrela de seis pontas em verde esbatido fechada num anel em manganês de onde irradiam oito "V" em grená e no meio de cada um losango a azul cobalto seguido de um largo filete em amarelo ocre.
Ao limite do covo uma dupla de filetes finos em azul claro e aba com estampa floral alternada em grená e verde esbatido e no limite do rebordo outro filete azul claro.
Esmalte branco, translúcido, craquelê
Fabrico início século XX (?)
Coimbra(?)
Belo prato! Magníficas cores!!!
ResponderExcluirTem peças muito belas.
Parabéns.
Ana Silva
Cara Ana Silva, muito obrigada.
ResponderExcluirIsabel
Cores fantásticas... parabéns. Bjo, js
ResponderExcluirCaro JS muito obrigado pela cortesia e pelo elogio.
ResponderExcluirBjo
Cara Isa,
ResponderExcluirEste é o tipo de faiança portuguesa que mais me encanta da qual nos tem feito o favor de mostrar fantásticos exemplares.
Ainda esta semana estive para comprar um destes pratos (suponho que seja Coimbra) com a mesma exuberância de cores e com um garfo e uma faca cruzados ao centro ladeados por um peixe cortado às postas. Maravilhoso! Infelizmente tinha sido vitima de muitos e desastrosos restauros, incluindo alguma pintura. Regressei triste a casa por ter lá deixado esse magnifico prato.
Obrigado por continuar a partilhar estas peças da nossa estas preciosidades.
Abraço,
Carlos
Caro Carlos, bem haja pela cortesia e pelo comentário. O motivo decorativo que fala " peixe cortado às postas" foi vastamente pintado no norte, de cores e brilho intenso, será Bandeira ou Fervença. Neste blog tenho um exemplar de Aveiro, réplica destes mais antigos, enorme que comprei em estado novo mas no rebordo muito danificado porque lhe tiraram a aranha feita artesanal em ferro, imagine por 1€, restaurei e faz parte da decoração de uma das minhas cozinhas.
ResponderExcluirhttp://leriasrendasvelhariasdamaria.blogspot.pt/2012/05/amostragem-de-faianca-por-terras-de.html
Um dia destes vai encontrar por acaso um prato mais interessante, é só questão de tempo.Os bons são muito caros.
Um abarço
Isa
Já "expiei" no seu blog o prato que refere. De facto o motivo central é quase igual mas o bordo era diferente, mais parecido com o prato de Coimbra que lhe mostrei há algum tempo. Para além disso, quer a pasta quer o vidro sugerem ser uma peça mais antiga... digo eu, do alto da minha ignorância!
ExcluirEste que aqui nos trás é muito bonito. Vou dedicar mais atenção e tentar aprender algo mais sobre este tipo de faiança e claro, ir comprando umas pecinhas :-).
Um abraço,
Carlos