- Depois da tempestade Stefanie...
Desculpem, sou acalmo a ouvir esta voz a gemer ao sim do piano, o instrumento que mais aprecio ...belíssima!
- Horas perdidas, com o sol a espreitar, e eu aqui sentada!
- Tema para refletir na vontade de agradecer a todos pela cortesia da visita.
Neste pressuposto...até parece que estou a emitir um parecer comercial...na arte da sedução!
- Parece-me muito bem para brindar a tão brilhante acontecimento, ocorrido na semana passada, parto em divagação da mostra de parte da coleção de um grande amigo -, de seu nome Arlindo Bento que desde já agradeço a cortesia que muito aprecio.
Falar da distorção do padrão original Willow Pattern que deu o nosso motivo Cantão Popular, e as suas variantes na cor padrão azul , e noutras cores.
- Formas diversas de casario: o pagode muitas vezes distorcido por um aglomerado alto de casario ou por igreja, e nesta a Cruz encimada distorcida em bandeirola.
- Arvoredo: salgueiro, a conífera e árvores de fruto são pintadas de várias formas, com ponta ou sem ela, grandes e pequenas, de muita folhagem ou quase nenhuma.
- Pontes: umas vezes aparecem duas, ou uma, remadores, ou não.
- Os amantes simbolizados por pombos, distorcidos por cruzes, pontos, bolas, semi círculos e...
![]() |
Este meu prato modelo Willow Pattern de Massarelos |
- Ora vamos iniciar a viagem...
Pormenor abaixo da casa, em semi círculo a tracejado, típico da pintura do norte Bandeira(?), rodapé do desenho em triângulo, esponjado, com remates de pinceladas a imitar franjado.Aba pintada a parjela floral intervalada por pontinhos.
- Um prato igual ao do meu amigo que fotografei na feira de Azeitão na banca da D. Carolina.
- Avento forte inclinação para produção de Coimbra(?) pelo filete largo da aba, rodapé em esponjado bem pintado, arvoredo de pincelada mais sustentada e pelo formato do casario.O prato ao lado é atribuido a Coimbra(?).

- Ainda este que retirei do Museu de Miranda em Trás os Montes
-
Pó de Pedra, dimensões (cm):diâmetro: 38,8;Descrição:De cor beije, todo decorado em tons de verde escuro, o fundo com paisagem de caracteristícas orientalistas, habitação, ladeada de duas árvores frondosas do mesmo tipo e contornada por filete simples. Aba com decoração de motivos florais "estampilhados e cercadura, tudo nos mesmos tons. "
E este que me foi oferecido tem a parjela da aba semelhante ao prato do meu amigo. A produção pode ser norte Vilar de Mouros ou Vilar de Perdizes, mas quem sabe ALCOBAÇA(?)
- Outro belo prato mede 36 cm de diâmetro em motivo Cantão Popular, lindíssimo.
Rodapé em aguada, limitado por fino filete no limite do covo, sobre ele outro lago em aguada, onde nascem arabescos em jeito de semi círculos. Aba com filete fino seguido de outro largo em aguarda, com pargela floral airosa de folhas espessas.
Esmalte lácteo denso e a folhagem do salgueiro de ramagens descaídas pode evidenciar fabrico de Miragaia (?) .
- Outro belo prato com 32 cm de diâmetro- ,ao 1º impacto o atribuiria a Miragaia (?) que pintou paisagens com animais...
- No entanto Coimbra (?) também sendo a cor azul clara, em jeito de aguada o que atesta.
Analisando mais cuidadosamente o motivo central do desenho
nota-se no canto superior esquerdo um pequeno casario, e dois minúsculos barcos à vela, tal
como o conjunto floral de flores em feitio de coração, outras de palmeira
circular tão típica na pintura nascida, Coimbrã, além dos arcos góticos que
podem ser da Sé velha, noto ainda uma pequena ponte ao jeito do Cantão Popular.
Rodapé em esponjado à mistura com juncos, delimitado o limite do covo por duplo filete fino . A aba com parjela floral airosa delimitado no rebordo por filete azul mais escuro..
Rodapé em esponjado à mistura com juncos, delimitado o limite do covo por duplo filete fino . A aba com parjela floral airosa delimitado no rebordo por filete azul mais escuro..
Belo exemplar com 36 cm de diâmetro , no imediato parece fabrico do norte Cavaco(?)...mas será?
Motivo central um círculo ornado a duplo fino filete azul seguido de largo em amarelo ocre que distribue à volta florões em azul cobalto e rosa velho. A aba com parjela policroma de flores azuis, rosa velho com ramagens verde desmaiada, limitado o rebordo por filete fino em castanho, o que me parece na foto. Esmalte cor de grão.
- Coexiste alguma semelhança nos florões com o meu prato abaixo. Será o prato de Alcobaça Manuel da Bernarda(?)
- Prato que vendi a este amigo, pela pintura e formato do tardoz é fabrico de Alcobaça Manuel da Bernarda.
![]() |
Este meu prato na semelhança das cores será Alcobaça José Reis (?) |
![]() |
Travessa patente no Museu Maria do Céu e Jorge Sampaio em Alcobaça atribuida a José Reis |
- Belo exemplar pela rica policromia alegre da palete de cores utilizada pelo pintor.
Ladeada por arvoredos em tons verde ervilha e castanho claro, rosa velho e juncos em azul.
Rodapé em esponjado verde ervilha, castanho claro e escuro tipo borra de vinho.
Aba com parjela floral em ocre e verde esbatido com filete verde ervilha no rebordo.
- Este prato foi fotografado na banca de um colega que atestava se tratar da fabrica Bandeira pelo filete largo amarelo canário e pela palete de cores-, pois tive-o na mão, pesado, e pelo tardoz esmalte brilhante, branco, parece se tratar de Alcobaça(?), mas a pargela aventa ser fabrico do norte(?). Ora bom para estudo.
Tampa e terrina da minha coleção, não casam uma com a outra-, só para mostrar a semelhança das cores. A terrina o tardoz tem impresso na massa "1".Ambas as peças podem evidenciar fabrico de Coimbra(?) ou Alcobaça(?).
- Esta terrina tem impressa na massa "2". Falta saber o 1 e o 2 a que fábricas se referem (?).
Interessante a folhagem junto da pega semelhante com a do lado esquerdo da travessa abaixo que é fabrico de Aveiro |
![]() |
Taça da minha coleção Alcobaça Manuel da Bernarda |
![]() | ||||
- Julgo que as peças serão todas fabrico de Alcobaça, umas de José Reis e outras do seguidor Manuel da Bernarda
![]() |
Num MUSEU retirei esta foto atribuída a Brioso de Coimbra. Acaso não estivesse identificado era passível afirmar-se ser do norte Bandeira(?) |
- Este prato compro-o na feira da ladra. Penso que não inspira dúvidas a sua origem que serrá Fevença(?).
Aba com parjela floral sobreposta por filete largo cor amarelo canário, delimitado o rebordo por filete fino azul.
- Este meu prato é Alcobaça(?)

Travessa oval de rebordo recortado. O motivo central de cachos de uvas e gavinhas rosa velho , parras e folhas pontiagudas verdes, delimitado por fino filete rosa velho. Aba com parjela floral verde esbatida encimada por filete fino rosa velho, dentro dele tracinhos que na foto não destingi a cor, mas parece em verde.
Fabrico de Alcobaça de José Reis(?).
Tal como este pratinho reparem como foi bastante utilizado-, o que seria que aqui comeram?
Notória a falta de esmalte da colher ao "rapar" o prato... e no fundo , seria arroz doce?
Decoração central apresenta um cacho de uvas em manganês, ramagem verde desmaiado e gavinhas a rosa velho. Aba com decoração floral em azul
Esta minha taça pela palete de cores assemelha-se à travessa, o fato de ser gomada indicia fabrico de Alcobaça do Manuel da Bernarda.



Fabrico Alcobaça José Reis (?)
- Um pratinho meu em tudo semelhante
Prato com motivo central pássaro num ramo de flores.Pintura em policromia . Folhas a duas cores, rosa e verde claro, flores azuis e pássaro a dois tons de castanho. Aba em parjela com círculos que se encaixam uns nos outros no remate airoso com pormenor, e dentro 4 pontos em jeito de cruz na cor verde esbatido
- Fabrico de Alcobaça de José Reis (?).Um prato que vendi mais antigo de textura mais grosseira sem homogeneidade na massa com buraquinhos atribuído a José Reis Alcobaça(?).

Prato floral Alcobaça José Reis
- Belo exemplar de travessa com pintura monocromática em castanho a dois tons-, a casa e o arvoredo mostram tonalidades amareladas.
Casario (igreja (?)) em jeito de cabana.
O maior na frente o telhado termina em bico, nota-se de pintura espessa .
O de trás esguio, e alto, pode evidenciar a torre, já as bandeirolas desvirtuadas no tempo,seriam cruzes (?).
O desenho central é ladeado por arvoredos espessos em esponjados a dois tons castanho e amarelados onde se notam os ramos.Rodapé em esponjado castanho.
Fabrico de Alcobaça de José Reis(?)
Veja-se a semelhança da pintura de traço a zigue zague ladeado por cruzes na lateral da tampa, apesar da foto não ser muito visível é semelhante à da tampa em baixo que acredito seja de produção de Alcobaça, mais recente do tempo do Manuel da Bernarda.
Esta minha travessa de casario semelhante, arvoredo mais estigmatizado na pincelada ,definição de portas e janelas cujos traços acompanham em destaque o rodapé em aguada.
- O mesmo tom neste prato de Alcobaça José Reis
- Também da minha coleção pode ser fabrico de Coimbra de José Reis antes de rumar a Alcobaça .
O tardoz identifica produção mais antiga, por apresentar buraquinhos.
- Prato da coleção de LuísY do Blog Velharias igual na aba martelada ao cor de rosa
- Um prato com 22 cm de diâmetro, em tom cor de amora de Alcobaça José Reis(?)
- O meu prato de tonalidade e sesenho semelhante
- Leiteira de pintura de cariz romântico pode ser inglesa(?)
- No Blog do LuísY postou à pouco tempo uma bela travessa cuja pintura é muito semelhante
http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2013/12/palestine-de-william-adams-sons-ou.html
Em Alcobaça foi inaugurado um novo Museu em dezembro com a coleção de peças só da olaria de Alcobaça ,angariada em 60 anos pelo pais do Dr Jorge Pereira Sampaio, diretor do Mosteiro.
- Quero ir visitar, é muito interessante porque mostra as várias fases da olaria.
2ª Manuel da Bernarda 1900 a 1940
3ª OAL(?)
4Raul da Bernarda (?)
- Muito obrigada Arlindo Bento pela disponibilidade e carinho na partilha,,,ora o que me parece está a constitui uma coleçãoo na sua maioria de Alcobaça , com peças de José Reis e outras de Manuel da Bernarda, uma extraordinária coleção.
BEM HAJA TAL COMO À SUA ESPOSA PAULA!