Um prato em azul e branco da Fábrica de Massarelos que encontrei numa banca de um colega na feira de Páscoa, de Figueiró dos Vinhos. Homem cortez, deixou-me fotografar e ainda me disse que pertenceu a um comandante, a quem comprou um recheio de imensos livros e loiças diversas que vendeu a colegas, desde VA azul e,...Por o seu negócio ser livros, acabou por se aperceber que as vendeu abaixo do preço, pela antiguidade e pela louca procura por parte de outros colegas, restando este prato gateado e esbeiçado no rebordo-, na desforra pedia 40€ ...
Os medalhões divididos por reservas de contas
Tardoz com símbolo circular alusivo a uma casa na Rua da Assumpção, 20 Porto, o "gato" eliminou o nome da loja...O que evidencia ser um prato publicitário da loja(?).
A marca impressa na pasta nitidamente PORTO e .....relos.Esmalte craquelê.
No final da feira vinha a correr o colega e diz-me, olhe apareceu um conhecedor de faiança, diz que o prato é Massarelos. Pois é, mas eu não me lembrei!
O referido conhecedor que logo adivinhei de quem se tratava, antes no meu estaminé de chão, pergunta-me se a molheira branca com filetes laranja era VA ou Sarreguemines?
Se não estivesse marcado não aventaria produção de Massarelos, a primeira fábrica industrial de faiança em Portugal, com peças de alto requinte e pintura, esta peça uma delas, apesar do estado merecia honras de Museu!