A meu ver apesar de um pouco enfadonho - uma amostragem em síntese confere ao post uma maior autenticidade, rapidez na procura, sobretudo na riqueza dos comentários, não se dispersa a informação que no caso é crucial para a identificação quer por certeza quer por semelhança com outras peças iguais, por infortúnio não foram marcadas na origem.
Especialmente dedicada à nossa querida Maria Andrade que adora a loiça inglesa.Digamos uma "prendinha" pela chegada do seu neto Gabriel.
http://www.academia.edu/249514/A_louca_inglesa_do_Seculo_XIX
Independentemente do valor que as mesmas tenham, são minhas, gosto delas e apraz-me aqui indo mostra-las neste meu espaço, também de todos vós aqui vêem de fugida, sorrateiros...comentam, ensinam e elogiam. Bem hajam!
Peças da minha coleçãoTerrina modelo Willow Pattern
O mesmo motivo Willow Pattern com uma esbeiçadela no rebordo. A tonalidade do azul é mais clara.

Outro prato com o motivo Willow Pattern.
Segundo informação do Manel o fabricante é John Meir e Son, cuja marca julgo datar do 2º período, 1837-90, quando o fabricante introduziu na marca o"& Son", e anterior a 1890, pois, após este ano a marca passou a ostentar também o termo "ENGLAND".
Prato comprado na feira-da-ladra partido e bem colado. Chegada a casa com a euforia de tirar tudo do saco,mãos trémulas do frio, deixei-o cair no chão,partiu. Paciência a do meu marido em o colar de novo. Pois claro.
Marcado SPODE
Marcado SPODE

Prato comprado na feira-da-ladra. Gostei da tonalidade azul

Bule trazido da Venezuela nos anos 50 pela minha prima Elsa que fez o favor de me o oferecer. marcado Johnson Brothers, um fabricante que exportou muito, também para Portugal, até recentemente; "Old Chelsea" é o nome do motivo.


Comprei esta travessa na feira de Setúbal por 10 € .Partida, mas muito bem colada.
De um modo geral não gosto de figurativos românticos. Esta por o vendedor ser nosso conhecido, e também pelas cores -, o preto da bordadura a contrastar com o tom cerise central. Quando a inicialmente a postei o Luís do "Velharias" por ter uma da mesma fábrica mas sem carimbo identificou a sua peça pela minha.
Ideia fascinante desta partilha de informação gratuita de pura amizade.

Motivo estampa cavalinho
Prato fundo de C. e J. Shaw, estampado no motivo comercializado em Portugal sob a designação Estátua, popularmente conhecido como Cavalinho em tom verde.
Prato fundo de C. e J. Shaw, estampado no motivo comercializado em Portugal sob a designação Estátua, popularmente conhecido como Cavalinho em tom verde.
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Prato comprado na feira da Costa de Caparica |

Carimbo redondo com a inscrição: Warrented Stafford Shire - Stone Chin J.B
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Oveiro - vendi a um inglês que reconheceu a peça |
Conjuntamente com os motivos Chorão (Willow) e Faisão (Asiatic
Pheasant), este foi um dos mais populares motivos da louça estampada
do nosso país. Curiosamente, tal não se verificou em Inglaterra, onde as fontes
e os livros da especialidade lhe dedicam muito pouca atenção. Curiosamente,
ainda, pouco se sabe sobre a empresa C. & J. Shaw, que poderia muito bem
produzir essencialmente para exportação e cuja louça surge com alguma
frequência nos antiquários de Portugal.
Relativamente à produção, e reprodução, nacional do motivo Estátua - http://mfls.blogs.sapo.pt, notem-se a qualidade e a nitidez desta gravura, bem como o facto de a estátua equestre não apresentar o braço direito levantado, como acontece nas gravuras da Fábrica das Devezas, da FLS e de Massarelos.
O termo "china" é uma palavra inglesa para porcelana, porque afinal a primeira porcelana conhecida vinha da China. "Stone china" significa à letra porcelana de pedra, uma fórmula inventada por Josiah Spode e sobre a marca Spode também havia muito a dizer.

Travessa
comprada na feira da Costa da Caparica. Partida e muito mal colada.
Majestosa. Vim embora da feira sem a comprar. No caminho a conversa
sobre a travessa, talvez nos terem roubado uma com o mesmo motivo da fábrica do género de
Sacavém. O azul é o que mais fascina na peça.Chegados a
casa conversamos a três. Fez-se luz,fiquei a fazer o almoço eles
abalaram, de regresso traziam a travessa. Pu-la de molho 2 dias até
descolar. Limpei-a cuidadosamente para retirar as colas velhas. O meu
marido colo-a novamente. Parece intacta, tal a perfeição do restauro.
Duas travessas compradas na feira de Algés
Taça decorada apenas no rebordo com filete e pingos em azul
Pratinho em biscuit Wedgwood
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