sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca.
Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal.
Numa segunda Coimbra.
Na verdade trata-se de produção do norte, de Gaia, de uma boa fábrica de Gaia, mas qual? Faziam imnitações de decorações de Coimbra, como as volutas , de  facto o prato veio do norte, mas o que o define é a cor do barro  arosado do seu fabrico, e o tom do esmalte azul aconzentado e pela quina no tardoz na elevação para a aba, pese  imitação do que se fazia a nivel decorativo no Juncal copiado por concorrentes.
A ingenuidade do tema é que lhe confere graça na tonalidade manganês dois ramos de avenca entrelaçados ao meio com barra ao limite da aba de abertos e fechados a cheio debruada por dois finos filetes..

 No tardoz apresenta um selo comprovativo de ter estado numa Exposição de Coleções de Cerâmica de Coimbra de  Particulares em 1965

Produção seculo XIX

3 comentários:

  1. Cara Maria,
    meu nome é Yasmin e através desta veio enviar-lhe uma mensagem de minha avó que acompanha seu blog há algum tempo:

    Cara Maria,

    Desculpe-me o atrevimento, de, caída do nada, a incomodar.
    Há muito que, com curiosidade e prazer, sigo o seu blog. Não sou colecionadora, mas sorrio enfeitiçada com as pequenas peças antigas dos nossos avós. Nesse espírito de respeito pelo passado, gosto de conservar e "saber a história" das peças da família que me foram chegando. Entre elas, há uma, que me tem espivitado a curiosidade, mas por mais que pesquise, não encontro resposta minimamente satisfatória. Será certamente por desconhecimento meu. E, é nesse "nevoeiro de curiosidade" que lhe peço se possível uma ajuda no sentido de uma mínima identificação dessa peça.
    Tenho 77 anos e sempre a vi em casa da minha avó Materna, que, por sua vez dizia, que ela pertencera a sua mãe natural dos Arcos-de-Valdevez.
    Agradeço-lhe o tempo dispensado e uma vez mais as minhas desculpas pelo meu atrevimento. Aproveito para desejar-lhe um bom ano,
    Consideração,
    Manuela Lages.

    Infelizmente eu não tenho como enviar as fotos por aqui, caso veja essa mensagem a responda para que eu possamos ver a melhor forma de nos comunicarmos. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela Lages muito obg pela mensagem. Desculpe ter estado ausente do blog.No meu perfil está o email. Isacoy@hotmail.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...