Comprei-o na Expoeste nas Caldas da Rainha 2013.
Prato pintado a monocromia em verde, com o centro com paisagem formada por igreja ou chalet dos primeiros emigrantes que enriqueceram no Brasil -, no regresso ricos os construíram desde Coimbra, e por todo o norte - , ladeada por arvoredo sobre rodapé em aguada esponjada em bicos, fechado no limite do covo por fino filete , e largo pintado a cheio antes do rebordo,intercalado por finos.
|
Completa-se o motivo decorativo com pormenores usados no" Cantão Popular": linhas em ziguezague, cruzes em alusão aos pássaros, já sobre o significado da bandeirola não sei se será do pagode(?) ou dos emigrantes, porque significado tem de ter.
- Certo e sabido Caminha copiou as cores e motivos de Coimbra, por isso a grande dificuldade na catalogação.
- Atendendo ao filete na aba, pintado numa data época, ao tipo de rodapé, da folhagem e à cor do vidrado do esmalte, julgo que o fabrico é de Coimbra(?)
Forte probabilidade deste, e do que mostro a seguir terem saído da mesma fábrica tal a criatividade do pintor...
Travessa que encontrei no OLX no mesmo tema, pode também ser produção de Coimbra, pelo esmalte amarelo
Em Coimbra na banca do Sr Serra vi dois exemplares a verde com pintura mui semelhante a este e ao da D. Carolina. Dizia ele ser fabrico de Vilar de Perdizes. Nunca ouvi falar...
- A minha amiga Isa Saraiva também uma conhecedora de faiança me garante que para ela os pratos verdes são fabrico de Caminha -, mas que tipo de verde?
Em 1820-184... em Caminha foi fundada por António José Xavier da Silva, a fábrica Cabana - sendo mais simples a sua ornamentação, tanto relevada como em pintura, do que resulta um aspeto mais modesto - comparada com a de Viana mais fina - dizendo-se que esta faiança desta fábrica é filha por influência da Fábrica de Darque.
Sobre Vilar de Mouros -, Caminha aparecem muitas falsas atribuições nas feiras e leilões(?) na verdade já vi este motivo casario em algumas peças atribuídas a Vilar de Mouros...infelizmente não conheço uma peça desta fábrica, na maioria o que encontro diz-me que pode ser pintura de José Reis , Alcobaça .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAdorei sua postagem, pois além dos dois pratos serem para lá de bonitos, eu gosto muito de louça pintada em verde.
No segundo prato, a casa me parece uma capela barroca ou rococó, como muitas que há em Portugal e no Brasil.
abraços
Olá Fábio muito obrigada pelo seu comentário que acrescenta o post - no seu dizer " a casa parece uma capela barroca ou rococó como muitas que há em Portugal e no Brasil" - ora esta pintura tal como eu disse apareceu após o regresso dos primeiros emigrantes que enriqueceram no Brasil.
ResponderExcluirJá somos dois que gostamos da loiça pintada a verde.
Beijo
Isabel
Olá,
ExcluirMas eu falo do segundo prato, o menor, e com a borda em estanhola, e não do primeiro, com o chalé.
b'jinhos
Maria Isabel
ResponderExcluirQue pratos bonitos. Também tenho alguns "casarios" ( poucos :) só três), mas nenhum em verde.O segundo prato é muito diferente do habitual, tem um rebordo magnífico e parece ver-se um pormenor pouco frequente neste tipo de decoração. Refiro-me ao pequeno motivo que se vê mo centro do prato e que me parece uma barcaça. Será?
Beijinhos para si e boa semana
Olá Maria Isabel, parabéns, realmente são todos peculiares e verdes, muito invulgar, mesmo os motivos. Bjo e boa semana, js
ResponderExcluirOlá Maria Paula muito obrigada pela cortesia da visita. De fato o verde é sempre uma inspiração alegre que nos deixa encantados.É como diz o 2º prato é invulgar, e oferecido por um colega - curiosamente o rebordo é igual a outro que não fui capaz de registar a foto...que antes nunca tinha visto. Sim, trata-se de uma barcaça por isso o cataloguei como sendo uma inspiração de cantão popular que foge à cor tradicional azul.
ResponderExcluirContinuação de boa semana
Beijinhos
Isabel
Caro JS muito obrigada pelo seu comentário. O verde é sempre uma cor fantástica seja em que tom, for.ainda não os pendurei por falta de lugar e com isso estou chateada.Possivelmente irão os dois para a 2ªcasa.
ResponderExcluirContinuação de bom trabalho na Oficina.
Beijinhos
Isabel