Hoje apresento dois exemplares já postados anteriormente a que juntei um terceiro.
- Prato com ligeiro covo e aba levantada em massa malegueira fabrico início século XX (?). Esmalte cor de grão ornado ao centro por filete em amarelo em círculo - igual tom na bordadura da aba, representada por ramos com cerejas .
- No 1º impacto foi fácil a atribuição a fabrico de Coimbra (?) por apresentar cacterísticas de loiça "ratinho"(massa grosseira com buraquinhos).
- Pintado com ramos de cereja a estampilha .
|
- Textura da massa, esmalte, filetes em amarelo e decoração ingénua parece pintura naif .
- Apresentam a mesma decoração em círculos ao centro em ocre, igual o filete no rebordo. As cerejas na Beira - o maior produtor e as flores serão das cerejeiras. A grega em azul cobalto é uma caraterística desta loiça à época.
- Parecem ser uma produção do séc XX anos 20(?).
- Fica a dúvida se os dois pratos serão de Coimbra ou Vilar de Mouros, última fase?
- A 1ª vez que analisei o prato atribui o fabrico a Coimbra (?), sendo que fiquei com dúvidas se acaso não seria norte de fábrica insustrial.
Olá Maria Isabel
ResponderExcluirSó para lhe dar um abraço e dizer que mesmo sem grande tempo para comentar, não me canso de ir olhando as suas belas faianças que por aqui vai mostrando.
Beijos
Olá Maria Paula. Muito obrigada pela visita.Sabe - descobri há pouco que o seu belo exemplar azul com o peru pode ser fabrico de Alcobaça do Manuel da Bernarda por volta de 1920 pintou uma terrina toda rosa com ramagens, e o peru em grande - tal como o seu.
ResponderExcluirPara a semana vou até Moncorvo visitar uma escavação arqueológica...vou lembrar-me de si, claro.
Beijos
Isbel
Pois!!
ResponderExcluirMaria Isabel! Vi essa terrina de que fala já não sei muito bem onde, mas lembrei-me logo do meu querido prato do perú :)
Beijos