Faiança de José Reis de Alcobaça ou Coimbra finais século XIX (?)
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- Motivo casario alto uma caraterística, ramos delineados, ramagem esponjada em aguada azul , filete da mesma cor no rebordo do pé.
- O centro do desenho mostra-se em esponjado no rodapé.Outra caraterítica.
Pormenor da asa com filete em relevo na massa ao meio que também usou nos penicos
Fundo com frete levantado onde nasce a aba quinada que lhe confere graça
Linda, linda, linda! Me daria gosto tê-la em minha casa, mesmo que minha coleção não seja de peças portuguesas.
ResponderExcluirParabéns pelo achado e pela compra.
abraços
Olá Fábio. Muito obrigado pelo comentário.
ResponderExcluirFiquei sem saber a sua paixão...sei tratar-se de porcelana - agora Brasil ou???
Gentil como sempre.
Bjs
Isabel
Olá,
ExcluirPaixões tenho muitas!
Minha pesquisa é sobre a história da louça cerâmica (todas as pastas) no Brasil, tanto utilitária (o que mais gosto) como também decorativa. E minha coleção é de peças de louça brasileira.
beijos!
Olá Isabel
ResponderExcluirMuito bonita e interessante a sua leiteira (?). A decoração do casario está bem definida, com uma ideia de perspectiva conseguida pelos diferentes tons de azul. Quer a base de terreno, quer as árvores que ladeiam o conjunto de casas lembram a técnica do esponjado, tão usual na faiança ratinha.
O formato é muito gracioso e a base confere-lhe a altura necessária para realçar a sua elegância.
Cumprimentos
if
Olá, M.Isabel,
ResponderExcluirGostei muito do seu jarrinho ou leiteira, bela compra!
Aquele casario com as árvores e os esponjados fez-me lembrar um prato que tenho, que nunca postei, e fui logo vê-lo para comparar. Afinal o casario é diferente e a vinoso.
Sabe, acho que é uma pena não organizar o seu blogue com etiquetas porque já aqui tem mostrado peças muito interessantes mas depois dificilmente as conseguimos encontrar de novo para comparar com outras.
Podia organizá-las por tipologias e por motivos, por exemplo, é só uma sugestão...
Beijos
Cara If. Muito obrigada pelo seu comentário. Como sempre acrescenta mais valia, enriquece de sabedoria este tipo de faiança que tanto apreciamos. Tive muita sorte....imagine que a peça estava num estaminé prostrado no chão, nem a vi,reparei - num prato de Coimbra de desenho miúdo...
ResponderExcluirConcordo consigo quando diz que apresenta pormenores que lhe conferem elegância.
Cumprimentos
Isabel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Maria Andrade. Muito obrigada pelo seu comentário e pela dica na organização do blog por etiquetas que em abono da verdade já tentei mas fiquei a meio caminho, hoje com a sua dica tentei de novo - não sei se consegui.Para encontrar o prato que fala em castanho tente - Faiança de José Reis Alcobaça que tem muitas semelhanças na faiança de Coimbra porém tem particularidades no caso a bordadura singela.
ResponderExcluirBeijos
Isabel
Pois, pessoalmente, tendo a ser a achar que esta encantadora peça será do José Reis, de Alcobaça, muito embora este tenha trazido a sua arte de Coimbra e portanto as atrrbuições são complicadas.
ResponderExcluirApreciei as etiquetas que facilitam a consulta. Eu não passo sem elas, mas enfim, sou bibliotecário. Sugiro que em vez de "Prato de grandes dimensões de coimbra", escreva "Faiança de Coimbras: pratos" ou "Faiança de Coimbra: travessa". Enfim comece do geral para o particular, porque assim agrupa alfabeticamente toda a faiança produzida naquela cidade.
Bjos
beijos
Olá Luís. Muito obrigado pelo seu comentário e pelas dicas sempre oportunas.Sei tal como o Luís que há muita faiança que se confunde pela decoração e textura da massa - no caso Coimbra e Alcobaça pelas razões apontadas no seu comentário.
ResponderExcluirPorém, ao analisar pormenores com outras peças que tenho, não me ofereceu dúvidas a atribuição a Coimbra.
Esta leiteira é delicada na forma que foi feita, com um circulo cavado,pormenor da asa ao meio relevada e o filete azul ao nível do pé.Sendo apenas a pintura a dúvida, mas mesmo esta a dois tons, os ramos das árvores e as casas a azul mais escuro.
O José Reis não pintava filetes - ainda não vi - conheço algumas peças - a sua pintura menos exuberante que Coimbra neste caso seria toda no mesmo tom.
Claro se aparecer uma igual assinada Alcobaça terei de me redimir, mas teimosa não acredito.
Estas polémicas são excelentes para debater estes temas que nos são caros.
Beijos
Isabel