quarta-feira, 2 de março de 2011

Companhia das Indias

Tacinhas em porcelana chinesa azul, marcadas, de rebordo ligeiramente ondulado. A sua datação?
Possivelmente século XIX ou até finais do XVIII.Até me fazem lembrar a porcelana Ming.
Comprei-as na feira de Algés por 35€. Fiquei fascinada quando as vi, todas diferentes, delicadas, mimosas. Irresistível não as trazer comigo, achei que tinham a cara da minha filha....Um dito popular...Claro ofereci-lhas.
Apesar de marcadas tem um símbolo no fundo que também se diz que se trata da marca do pintor.

5 comentários:

  1. Olá M. Isabel,
    A porcelana chinesa também consegue exercer sobre mim um grande poder de atracção, seja a azul e branca, seja a chamada Mandarim, seja a da Cª das Índias. Agora parei um pouco nas compras, mas houve alturas em q andava "apanhadinha de todo" por estas coisas. :) Afinal está ali a origem de quase tudo o q nós apreciamos em cerâmica, até a nossa melhor faiança antiga ali foi buscar o azul e branco e muitos motivos, q foram cá reinterpretados.
    Ainda não me deu para mostrar peças q tenho de porcelana chinesa, à excepção de uma pequena taça de chá, mas um dia destes vou também partilhar esses objectos.
    Tudo isto para lhe dizer q gostei muito das suas tacinhas, ou melhor, das tacinhas da sua filha, q pelos vistos partilha estes gostos com a mãe. O facto de serem todas diferentes acrescenta originalidade e encanto ao conjunto.
    Obrigada pela partilha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Andrade. Obrigada pelo seu comentário. Comungo o que diz, a loiça chinesa incita em nós um chamamento maior, irresistível, apenas o alto preço.
    As tachinhas foram fotografadas num dia às pressas,as fotos não dignificam a real beleza delas, é que não são bem redondas, mesmo artesanais, e o brilho é fabuloso.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara Maria Isabel

    Experimente consultar a internet, onde há sites com extensas listas de marcas chinesas, através das quais é possível datar as peças. Dá trabalho, devido à estranheza dos caracteres chineses, mas é capaz de valer a pena, pois por vezes há surpresas.

    Beijos, Luís

    ResponderExcluir
  5. Olá Luís. Obrigado pelo seu comentário. Irei proceder como diz, mas tenho de tirar novas fotos, as taças estão na casa da minha filha.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...