quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SP porcelana de Coimbra Art Déco

Terrina em porcelana comprada em 1957 na vidraria Saul na baixa Coimbrã, depois do casamento dos meus pais.
  • Modelo para exportação " Angola" em Art Déco.
Decoração policromada em flores pintadas à mão com muito requinte numa imitação copiosa da pintura francesa.
Lembrei-me dela com o post da Maria Andrade.
Poucas peças restam, a minha irmã ficou com a terrina mais pequena. Alem desta peça tenho a saladeira e alguns pratos.Uma das características interessantes é a forma hexagonal das peças que lhe confere uma sobriedade ímpar.

7 comentários:

  1. Olá!
    Que coisa mais LINDA essa sua sopeira! O formato dela é incrível. Eu já vi um jogo de chá da mesma fábrica, também com este formato, mas com decoração mais simples.
    Mas se permite uma observação, acredito que esta decoração seja feita com decalques litográficos, não seria? Me parecem muito certos decalques de fabricação alemã, de uma série muito usada por aqui no Brasil.
    Vou pesquisar aqui no meu arquivo, para ver se acho estes florais.
    abraços!
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Cara Isabel

    O seu post fez-me interrogar acerca dos destinos da Sociedade de Porcelanas de Coimbra, que antigamente produzia coisas até interessantes e que hoje desapareceu sem deixar rasto. A minha irmã tem um serviço de chá espantoso da SP Coimbra, de finais dos anos 70. Fiz umas pesquisas na net e soube que a SP de Coimbra apareceu nos anos 30 como concorrente à Vista Alegre numa época em que a porcelana estava a tornar-se mais acessível. Depois da guerra, o nível de vida aumentou progressivamente em Portugal, as pessoas da classe média começaram a comprar ainda mais porcelana e menos faiança. A Vista Alegre apercebendo-se do perigo da concorrência comprou a SP de Coimbra, já com vista a liquida-la e a fábrica foi produzindo produtos da Vista Alegre com marca SP Coimbra com vista à exportação. Provavelmente terá sido o caso do serviço dos seus pais que a Isabel tanto estima.

    Depois não sei o que aconteceu à fábrica, mas certamente já terá sido encerrada e os trabalhadores despedidos, como parece ser o destino de grande parte da indústria cerâmica nacional.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Isabel!
    Este serviço de inspiração Arte Déco é realmente das coisas bonitas q a Sociedade de Porcelanas de Coimbra produziu. Como o Luís já referiu, esta unidade a partir dos anos 40 entrou na posse da Vista Alegre e portanto a qualidade da porcelana e das decorações eram semelhantes. Há inclusivamente peças com as duas marcas e há decorações comuns às duas marcas. É o caso de um açucareiro com a forma da sua terrina e de uma terrina de outro formato, q comprei porq são iguais a um meio serviço de risquinhas azuis da Vista Alegre. A fábrica fechou há uma meia dúzia de anos e agora é uma dor de alma ver aquele edifício completamente esventrado, por onde passo muitas vezes porq fica por trás do prédio onde vive a minha filha.
    Vai fechando tudo, neste desgraçado país, e estou sempre a ver quando chega a vez da Vista Alegre...

    ResponderExcluir
  4. Olá Isa
    Realmente espantosa a sua terrina. A sua delicada decoração, e o seu gomado, tornam-na diferente do habitual.
    Sabe que num leilão on-line, anda à venda um bule sem tampa(creio que de café), que é precisamente da mesma fábrica, modelo e decoração da sua terrina?!Por uma questão afectiva( motivo Angola lol!) já estive para o comprar, mas como não me quero transformar numa compradora compulsiva :),vou resistindo...
    Beijos
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos pelos vossos comentários.
    Estou de saída por uns dias.
    Sempre gratificante os vossos testemunhos.

    Beijos até um dia destes
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Fica aqui um link que pode ajudar a identificar a época através da marca nas peças da Sociedade de Porcelanas de Coimbra.

    http://mfls.blogs.sapo.pt/143462.html

    e estes para fábricas alemãs:

    http://www.porcelainmarksandmore.com/bavaria/schwarzenhammer_1/00.php

    http://www.porzellan-sammlung.de/index.htm

    Beijos

    Luciane

    ResponderExcluir
  7. Seja bem vinda ao meu blog Luciane.
    Muito obrigada pelo envio dos links.
    Apareça sempre.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...