Bule de caldo, caneca de doentes ou Bica - tantos nomes para a mesma peça.
Lindo!
Há coisa de trinta anos existia um decorado a azul de um tio solteirão do meu marido.
A minha cunhada, atrevida fez a partilha sozinha dos poucos bens que ele possuía, também eles herdados de um parente padre, daí a riqueza das peças.
Para mim deixou um prato de sopa em esponjado vinoso e um mais pequeno muito colorido, recordo.
Claro, ela ficou com as peças mais emblemáticas, no caso o bule e uma tacinha que deveria ter sido um escarrador ao qual faltava a tampa e dois penicos de Coimbra, bojudos em massa malegueira na tonalidade creme.
A partir daí, fiquei com a pulga atrás da orelha, queria também ter um bule de caldo.
Há coisa de 25 anos, sei que na altura tinha férias frias, para receber em dobro,a dificuldade em gozar com o meu marido era praticamente nula, ele gozava sempre o Agosto.Assim, sozinha parti numa terça feira rumo à feira da Ladra.Na subida à Sé, num antiquário, vi na montra o bule, não resisti a entrar.
O preço? Uma autêntica loucura, esqueci tudo,nem hesitei, comprei-o, por 45 contos...
MALUCA!
Adoro-o simplesmente, o resto que se lixasse, foi um fato a menos, afinal só serviria para me continuar a envaidecer e aos demais...Aquilo não era eu!
Seguramente atribuído aos finais do século XIX, ricamente decorado em policromia de cores e o bico por baixo em esponjado.
Uma peça de coleção!
Ola Isa boa tarde,
ResponderExcluirA peça é simplesmente LINDA, tenho um muito parecido que recentemente me veio parar as mãos oferecido, muito ternamente em conjunto com outros "tesouros", pela minha tia Julia. O meu era pertença de um Irmão do meu bisavô materno, tendo em conta que a minha mae completa este ano 78 primaveras...já tem uns aninhos bons!!!
Um abraço grande,
Marília
Obriga Marília pelo teu comentário.
ResponderExcluirFico feliz por teres uma peça idêntica.
São raras
Beijos
Isabel