segunda-feira, 27 de maio de 2019

Terrina graciosa do norte da Fábrica Carvalhinho ?u Gaia?

Pequena terrina sem tampa, graciosa apresenta substanciais diferenças no apelo à sua graciosidade - a cor do esmalte azulada em detrimento da habitual em branco.
A  decoração com um ramo floral ao centro do bojo, meticulosa de traço fino delicado a reportar artista sensível e asas de extrema elegância. As cores a predominar - azul, verde água e amarelo.
 O pé com dois filetes - um fino  amarelo e outro mais grosso em verde.
 As assas o elemento mais atractivo em azul e verde
Pela tonalidade do barro usada em cor rosado, é produção de Gaia, do norte e pela decoração fina provavelmente da Fábrica Carvalhinho antes de ser comprada por Domingos Vandelli (?)
À primeira impressão pode-se alvitrar fabrico de Estremoz, Miragaia do tempo de Rocha Soares,  ou Darque - Viana do Castelo.
Verossímil afirmar que se trata de produção do norte. O pormenor das folhas a duas cores - azul e verde, o traço fino e o traçado nos caules junto da flor que encontro noutras peças e ainda o pormenor da graciosidade da asa a reportar para a fábrica que Domingos Vandelli comprou em Gaia- apor achar estes pormenores lhe sejam cunho do que deixou em Coimbra (?).
O esmalte é bom, apresenta ligeiro arrepiado de matérias plásticas do barro vermelho.
Seguramente atribuída aos finais do séc XIX. Pois imagino como seria a tampa e a pega...

2 comentários:

  1. Boa noite Maria Isabel, gostei muito da terrina que aqui nos traz. Tenho umas dezenas de peças da Fábrica do Carvalhinho (é a única "colecção" que tenho) e nada que se pareça com esta. É verdade que a cor azulada do vidro é muito característica do Carvalhinho bem como o desenho muito pormenorizado, mas a ausência de marca é o que mais me surpreende. Todas as peças que tenho têm o carimbo FC da fábrica que se manteve inalterado com mais ou menos nuances. Mas também já vi peças mais antigas com um "F.C." e outras que fiquei com dúvidas se se tratava de um Fábrica do Carvalhinho. Creio que esta sua peça, se for Carvalhinho, será mesmo dos primórdios da fábrica...mas eu sou apenas um curioso e amador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro António Carlos Gomes Martins, desculpe só agora responder. As peças Carvalhinho que aparecem no mercado com carimbo redondo são as mais recentes e foram fabricadas até aos anos 60 do séc XX. A minha inclinação para classificar esta terrina Carvalhinho é pelo traço do desenho miúdo, peculiar, a graciosidade da peça e das asas, a cor do esmalte e as cores, em tudo reporta para esta fabrica.Será do séc. XIX, seguramente e como não tem tampa, a marca podia estar nela, ou mesmo não a ter. Nesse tempo seria manualmente e nem todas as peças seriam marcadas.Também sou curiosa e amadora e por já me terem passado muitas peças pelas mãos, e esta mostra-se elegante, só podia ter sido produzida numa fábrica do norte, para já Carvalhinho, mas pode ter sido outra pelo pormenor do traçado entre as hastes abaixo da flor, uma caracteristica que encontro e me balança na fábrica do Prado, mas dela pouco quase nada sei. Falta ainda um longo caminho. Foi um gosto saber que ainda aqui vem.

      Excluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...