Saladeira ou taça de formato oval em faiança de aba gomada e bicada ponteaguda nas pegas.
Apresenta ao centro um motivo de casario de telhado inclinado adoçado a uma torre na esquerda sendo ladeado por arvoredo de tronco e ramos vincados e arbustos, sob rodapé esponjado e nuvens em ziguezague . Ao meio da aba uma cercadura circular de arabescos que se assemelham a uma corrente debruada a um fino filete que se repete no tardoz a cortar a aba.Uma carateristica interessante, julgo seja só do fabrico do norte(?).
Pintura monocromática em azul e aguada.
Pelo peso, extremamente leve, a pintura do casario, e na mesma a minuciosa do arvoredo, com as duas araucarias (?) esguias, no tardoz aventa ser produção do norte (?) a que se acrescenta o barro de ligeiro amarelado e, esmalte homogéneo pouco brilhante e ser bicada.
Uma fábrica de Gaia ainda por descobrir entre o Senhor do Além e...Comprei-a num antiquário, estava em cima de um móvel na rua com bugiganga quando perguntei o preço nem queria acreditar no valor irrisório, julgo por se encontrar com "um cabelo e gateada"...
Mais uma peça para a minha coleção de casarios em azul.Sendo que este é um azul mais pobre, aberto...
Cara Isa Coy,
ResponderExcluirPeça bonita e interessante. É sempre um deslumbramento estas peças em azul e branco com a decoração a do casario apalaçado de vertentes deveras inclinadas que muitas fábricas imitaram é que quase todos os fabricos do Norte evidenciam.
Parabéns pela sua interessante peça.
E daquelas que todos gostaríamos de ter.
Boa semana.
Jorge Amaral
Caro Jorge Amaral muito obrigado pela cortesia da visita e pelo comentário. Pois é como diz, as peças em azul e branco são fascinantes, esta por ser de formato diferente do habitual confere-lhe graça acrescida.
ResponderExcluirRetribuo votos de uma boa semana para si.
Cumpts
Isa