Ocasionalmente encontrei três pratinhos pintados ao gosto da Companhia das Índias no modelo de Cantão em azul. Julgo que não se trata de porcelana, antes em pó de pedra -, uma forte probabilidade era ao tempo algumas fábricas tentavam obter a verdadeira porcelana e nas suas experiências produziam peças leves, mas menos duras e porosas (?) como no caso destes pratos que o tempo se encarregou de manchar tal como numa maioria de loiça de Sacavém.
Trabalho que já realizei -, os limpei numa solução especial.
- A decoração apresenta variantes muito diferentes do habitual, nomeadamente no lado esquerdo não consigo deslindar o que será ( casa ou capela?) tal como o PESSEGUEIRO estilizado ( vastamente pintado neste tipo de decoração oriental em porcelana Chelsea em Inglaterra)...e que todos SEMPRE CHAMAMOS salgueiro ...mas na história dos amantes que este motivo encerra fala que é um pessegueiro!
- No tardoz apresentam uma ancora gravada na massa, encimada pelas letras MESJORT(?) e em baixo cada um tem um algarismo- 4;6;8
- Claro fico na expetativa que alguém me ajude nesta catalogação atendendo ao motivo tão querido de uma maioria de amantes de loiça industrial.
- Segundo informação da atenta Maria Andrade poderá trata-se de produção de Davenport pelo símbolo da âncora.
- No entanto não tem impressa na pasta a palavra Davenport e sim MESJORT
- Agora se é Davenport? só tem mesmo a ancora. Analisei o site de marcas e nada vi igual.
- http://www.thepotteries.org/mark/d/davenport.html
Na foto pode-se apreciar os 4 exemplares, sendo os três pequenos adquiridos em Setúbal.
- Constatei que o motivo dos pratinhos na aba apresenta cruzes que o pintor em Coimbra não copiou,optou por um largo filete em azul claro, cercadura dentada a grega e termina com decoração floral miúda em estampa, que para mim neste motivo também é inédita.
- Os pratinhos são uma "gracinha" e logo três, dois em tom mais forte e o outro mais leve .
Lindos os Seus Pratos Maria Isabel. Nunca é demais ver ou rever o belo Azul do Cantão.
ResponderExcluirLeonel Ferreira
Caro Leonel Ferreira muito obrigado pela cortesia da sua visita que me confidenciou ser habitual -, confesso fiquei agradavelmente feliz por o conhecer pessoalmente,pela partilha da conversa e por ter sido comprador de peças que um dia "não deixei numa banca, teimei trazer comigo porque me disseram algo). Acredite fico em dupla feliz ao saber que partiram para nova casa onde serão "de novo apreciadas" de igual forma como eu as mirei, toquei e senti. Esse o maior fascínio que a maioria da faiança, loiça industrial ou cerâmica suscitam em mim.
ResponderExcluirOs pratinhos são amorosos e delicados na pintura.
Um abraço
Maria Isabel
Obrigado Maria Isabel. Logo que seja possivel Envio as fotos de que falamos.
ResponderExcluirLeonel Ferreira
tenho pratos iguais a esses mas por traz tem letras chinesas
ResponderExcluirCaro visitante. Pois como deve saber as fábricas copiavam os motivos decorativos. Possivelmente os seus pratos serão mais antigos e deles os ingleses copiaram o desenho.
ResponderExcluir