Deu-me o mote o post da MARIA PAULA com um belo prato alusivo às Províncias ultramarinas que por acaso vi um igual à pouco tempo numa feira da Linha, não comprei porque na verdade apesar de ser bonito só diz algo a quem conheceu essas terras, e delas nunca se esquece - no caso já tenho dois - é que há muito que tenho de reprimir aquisições, pois já os tenho de vender!
Partilho a informação de uma senhora de cariz inteletual numa feira em Ponte de Sôr " trata-se de uma encomenda mandada fazer à fábrica pelo Dr Oliveira Salazar, no Estado Novo, com a temática das atividades, usos e costumes em : Portugal, Ilhas Adjacentes e Províncias Ultramarinas " para a exposição Mundial Portuguesa que decorreu em 1940.
- Os pratos sejam rasos ou de sopa apresentam a aba em conchado côncavo, e no remate da bordadura espigas em relevo alusivas ao pão sob pintura de várias tonalidades: verde ; castanho torrado, azul bebé, cor de rosa ( tenho um com esta cor e sem decoração ao centro, e recordo ver na casa do meu bisavô todos brancos sem estampa só com as espigas).
Curioso nem sempre o motivo abrange o covo na sua totalidade - no caso confere a meu ver maior graciosidade do que um círculo restrito.
Prato alusivo ás províncias ultramarinas
- Tenho vários com motivos africanos: aldeia com mulheres e bacia de mandioca; homens a manobrar piroga; girafa;caçada ao hipopótamo e aldeia com palhotas, pessoas e animais.
- Todos marcados
- Decorações alusivas ao Continente,Portugal
Tenho um de Caçadores
Ando á procura da Pesca milagrosa.
Há produção mais recente com pinturas estilizadas, patos e flores...
- Prato com formato e decoração alusiva a Portugal não é de Sacavém
Será da fábrica Soares dos Reis do Porto - perdi a foto de um igual marcado - só o mostro aqui para poderem analisar o tardoz como é totalmente diferente o formato, e por isso importante para se tirarem conclusões.
Não está marcado |
Olá D. Isabel, já aprendi mais uma coisa nova consigo! Adorei conhecer estes pratinhos de Sacavém.
ResponderExcluirTenho um blogue, quando puder visite: Antigamente era assim...Beijinhos, Cintia
Olá Cíntia que alegria vê-la por aqui. Gostei de saber do seu blog para nele mostrar as suas peças, foi assim que eu comecei.
ResponderExcluirPois não tenho ido a Alcochete...ontem estive na feira de Montemor o Novo...fraquinha - o calor era insuportável, de manhã além de nevoeiro na viagem estava frio...
Beijosss
Isabel