domingo, 29 de janeiro de 2012

Peças várias: Alcantara;Caldas e ourivesaria

  1. Pequeno gomil em faiança sem marca que possivelmente estaria na bacia, provavelmente Alcântara, pela pintura "espiga de trigo", a asa está colada, custou-me apenas...1€.


















Bule em faiança com pintura escorrida fabrico das Caldas, reconhece-se por ter frete no pé, ao invés da loiça de Barcelos de igual policromia que não usava frete sendo que o vidrado quase acompanha todo o pé, custou também...1€. Impecável e o formato foge ao tradicional mais redondo, apresenta-se mais esbelto.





























Imagem do Santo António de Lisboa. Regateado trouxe-o por 10€. Trata-se de uma peça de ourivesaria, ainda há venda. Uma mistura de casquinha, possivelmente com prata porque escurece(?).
Achei-o lindo com pé em madeira ficou no hall de entrada para a proteger de maus olhados e ladrões!





7 comentários:

  1. Olá Ana. Sim a imagem de Santo António irradia um encanto especial.
    Obrigada pelo teu comentário
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel
      Ando com dificuldade em colocar comentários,tanto no meu blog, como noutros. Tem sentido também esse problema técnico? Já aqui vim uma série de vezes e nada... desta vez lá consegui. Bem, mas o que eu lhe queria dizer, é que gosto bastante do seu bule das Caldas. Gosto desta técnica dos escorridos. Ficam peças diferentes do habitual.
      Beijinhos e boa semana.
      Maria Paula

      Excluir
    2. Olá Maria Paula, muito obrigada pela insistência em me querer deixar o seu comentário, apesar das dificuldades informáticas. Também tenho tido as minhas, sei do que fala.

      Tem razão esta técnica dos escorridos é interessante, digo até muito moderna para a época, há peças em que predominam mais os azuis noutras os castanhos como este bule.Tenho alguns exemplares entre bules, açucareiros e um pires.Comecei a coleção com um bule que foi da minha sogra que comprou no início de 50.

      Beijos

      Boa semana
      Isabel

      Excluir
  2. Desculpe a ousadia, mas fiquei cheínha de inveja do seu bule escorrido... Tenho um açucareiro igualzinho que herdei de uma pessoa de família. É lindo! E baratinho... Tenho muito que aprender para poder fazer compras assim ou é mesmo sorte?
    Sigo os seus post's com muito interesse e já vi e li tudo o que publicou desde o início do blogue.
    Muito obrigado tenho aprendido muito com todos vocês!!!
    Abraço,
    Ana Silva

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Silva. Bem vinda ao meu blog,é muito importante a partilha de informações.

    Tenho mais exemplares noutra casa que hei-de fotografar e fazer só um post com todos os exemplares. Parece-me interessante.
    Também quero muito melhorar na captação das fotos.

    Muito obrigada pelo comentário

    Abraço

    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...