Em tempos postei alguns pratos destes, agora comprei o de sopa que não tinha nenhum e ainda os dois que estão à frente mais recentes e marcados.
Ainda o pimenteiro e saleiro também chinês, marcado, acho uma ternura.
Dos lados floreiras da fábrica Outeiro de Águeda, que adorei pela cor em azul. As flores são resquícios do aniversário do meu marido.
Todos os pratos ou tem "gatos" ou estão colados.
Prazer intenso pelas velharias: faiança, arte sacra, azulejos e cerâmica. Encantamento mayor perder-me ao contemplar peças que me prendem o olhar, por me reportarem de algum modo a lembranças de pessoas que ficaram nesta vida no meu coração por as terem em suas casas e registei na minha memória.Também porque as feiras me alentam por interagir com gente anónima pelo gosto da conversa e da partilha. Foto tirada no dia 21 de maio de 2011 no Carmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal
Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...
-
Mapa encontrado nas demolições para o Metro no Largo das Olarias Retirado de http://astiascamelas.blogspot.pt/2015_09_01_archive.html ...
-
Tive o privilégio de ter frequentado os Módulos I e II da ação de formação "A Faiança Portuguesa dos Séculos XVI-XVIII" conduzi...
Olá Maria Iabel,
ResponderExcluirAqui está uma decoração cheia de charme de q gosto particularmente.
A disposição simétrica das peças está muito adequada ao móvel e estes pratos de china azul, com decoração cantão, enchem-me as medidas. Pintados à mão há duzentos anos ou mais, são uma tentação e consegue-se com eles uma decoração requintada. Invejo os preços por q os comprou, porq mesmo partidos são geralmente muito valorizados e caros.
Parabéns por esta sua colecção.
As floreiras, de um formato antigo de q gosto muito, também ficam aqui muito bem com o azul e branco a dar uniformidade ao conjunto.
Muito bom gosto!
Beijos
Maria A.
Olá Maria A.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário.
Sabia que ia adorar. Os azuis mexem de facto muito connosco, é como diz, tive muita sorte nos preços, porque já vi de tudo, ultimamente estão mais caros, o último precisamente depois de regatear, paguei 20€ na feira da ladra. Vi um impecável com um azul fantástico que a vendedora me pediu 200 em Paço dArcos e fazia por 170...uma loucura, se calhar ainda era barato
Beijos
Isabel
Cara Maria Isabel
ResponderExcluirCá vim visita-la ao seu blog. Aprecio imenso o cantão, que é o arquétipo do nosso tão falado cantão popular. Há muito que ando para comprar um, até para experimentar coloca-lo ao lado de um cantão popular e ver como funcionavam juntos, mas infelizmente o dinheiro e o espaço não dão para tudo.
Também apreciei a disposição simétrica. Como dizia a Madame Maintenon “la symetrie avant tout”
Beijos
Olá Luís, obrigado pelo seu comentário
ResponderExcluirTemos esse fascínio em comum do cantão verdadeiro .
Confesso, foi através de si comecei a interessar-me pelo popular.
No sábado lá comprei uma enfusa com tampa para por na lareira onde se distribui a minha pequena colecção...
Beijos
Isabel
Olá!!!
ResponderExcluirQue delícia o seu blog!!!
Me identifiquei muito com voce, tambem amo faianças, porcelanas, vidros, coisas antigas, rendas etc
Tenho uma vica simples e pacata no campo, cultivamos nas montanhas do sul de Minas Gerais o café que está na mesa dos brasileiros e tambem no exterior.
Tenho dois blogs onde mostro minha vida simples e minha coleção de xícaras, e tudo mais que amo.
Venha me visitar, ficarei muito feliz com sua presença nos meus blogs.
Adorei tudo por aqui, vou me tornar seguidora...
Um grande abraço Tina (SONHAR E REALIZAR) ( MEU CANTINHO NA ROÇA)
Maria Isabel
ResponderExcluirDescobri o seu blog e toda a sua informação porque estou a recuperar peças tipo cantão popular encontradas nas escavações do WWW.fotonucleodourosuperior.net, espaço museológico dedicado à fotografia em Torre de Moncorvo. Fiquei encantado e retirei muita informação. Estou a recuperar uma tigela com o mesmo modelo de decoração, assim como vários pratos. Como é que lhe posso enviar fotos da minha aventura?
cumprimentos arnaldo silva
Caríssimo Arnaldo Silva muito obrigado pelo seu comentário.
ResponderExcluirPode contactar-me via e-mail
ISACOY@HOTMAIL.COM
Terei muito gosto em trocar impressões e fotos.
Bem haja, boas pesquisas e bom fim de semana
Abraço
Isabel
Caríssima Tina bem vinda ao meu blog.
ResponderExcluirVou hoje ver os seus também.
Por certo irei ficar encantada tal como a Tina ficou com o meu. O Brasil sofreu grande influência da faiança portuguesa e nesse país existem autênticas maravilhas ainda por descobrir, sobretudo nas fazendas.
Tenho ainda outro blog onde escrevo o que me apetece.
COYSAS,LOYSAS E TRALHAS
ISABEL