|
Nada menos que um pé de suporte de um prato escorredor de copos de aguardente que se enchiam a deitar fora, por isso se aproveitava o que caia no prato com furinhos para escorrer para dentro do pé.
Encontrei-a por mero acaso na feira da ladra |
Gostei do rendilhado azul, cor minha preferida nas faianças.
Peça atribuída ao século XIX (?) em faiança.
Elegância da peça no seu interior aberto para o reservatório da água.
Peça com pintura monocromática em azul a cheio na base do pé e por entre os galões de flores, e a dois tons mais claro nas duplas de filetes.
Quanto ao fabrico analisando o fundo, a cor láctea do esmalte, dupla de filetes e os esponjados -, pode ser Coimbra (?).
Uma peça em motivo cantão popular completa retirada http://ascoisasdequeeugosto.blogspot.pt/
Retirada de http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2013/07/salva-de-aguardente-em-cantao-popular.html
Adaptei ao meu pé uma vela grande redonda, ficou belíssima na sala junto ao candeeiro de cristal.
Mais tarde encontrei um prato coedor com os furinhos na feira de Paço d'Arcos - lindo e caríssimo na banca do Sr Lacerda -estranho, nem sabia a função
É muito bonita esta peça, com os azuis e as florinhas q nos seduzem, mas tal como a si, intriga-me a função para q terá sido criada. Pode ter sido um suporte de vela mas também pode ter sido uma jarra q se partiu e depois cortaram-na e poliram-na, como já tenho visto nalguns casos, não sei.
ResponderExcluirSeja como for, fica lá muito bem a vela.
Beijos
Maria A.
Sabe, o que me parece? um oveiro! Uma tacinha para ovos cozidos. No entanto, não há como desfolhar os catálogos das leiloeiras on line, o Palácio do Correio Velho, o Cabral Moncada, a Galeria S. Domingos para tentar encontrar qualquer coisa semelhante, que lhe permita identificar com precisão a peça. Em todo o caso parece-me aquilo que os franceses chamam um "coquetier", isto é um oveiro. Sugiro que lhe ponha um ovo, para ver se serve.
ResponderExcluirBeijos
Luís
Beijos
Pois é, também me pareceu isso inicialmente, um "egg cup" q os ingleses usam imenso, só q o tamanho não me parece condizer. As tacinhas para ovos quentes são geralmente mais fundas e com menor diâmetro, mas só pela foto também não se consegue ver bem. Realmente a sugestão do Luís, de colocar lá um ovo é muito sábia...
ResponderExcluirBjs
Maria A.
O diâmetro parece-me demasiado grande para ovo, como sugere o Luís, mas talvez as galinhas fossem gigantes, que sei eu. Também poderia ser um utensílio para conter sal ou outra especiaria, para ir à mesa, enfim, isto agora dever-se-ia fazer um "brainstorming" (peço desculpa pelo anglicismo, mas não me ocorre qualquer termo em português).
ResponderExcluirMas a decoração é muito cuidada e bonita, sempre nos azuis fantásticos ... não me escaparia se me passasse pela frente :) fez muitíssimo bem em adquiri-la.
Manel
Também já me lembrei se essa peça não fez parte de um galheteiro e seria como Manel disse uma da tacinhas para conter sal, que normalmente acompanham os galheteiros
ResponderExcluirOla Isabel, estou como a Maria Andrade....a mim parece-me que em tempos terá sido uma jarra e que terá sido cortada....e muito bem aproveitada pois é uma linda peça...tambem a teria trazido para casa, se por acaso, se tivesse atravessado no meu caminho!!!! Vou até procurar uma imagem de uma jarra parecida que vi à pouco por "essa internet fora"!!!
ResponderExcluirUm beijinho Grande
Marília Marques
Olá Isa
ResponderExcluirQuando vi esta peça, lembrei-me logo dos oveiros, mas depois percebi que era muito grande, a menos que servissem para ovos de pata:)
Também acho que deverá ter sido na sua forma original,uma jarra.Seja como for é muito bonita.
Um abraço para si e outro, para todos os outros comentadores
Obrigado a todos pelos vossos comentários.
ResponderExcluirA peça não foi cortada.
Grande demais para oveiro e para saleiro,é mesmo assim, a vendedora disse-me que encaixava um vaso nela...seria portanto o pé!
De qualquer das formas um ovo de avestruz que a minha irmã trouxe da África do Sul fica lá a matar.
Beijos
Isabel
Poderá ser um escarrador?
ResponderExcluirBem, quanto à sugestão deste "Anónimo" que esquece de dizer o nome,quero esclarecer que escarrador nunca!
ResponderExcluirConheço os de faiança Coimbrã, tenho dois, são tacinhas de asinha,tampa côncava e buraquinho ao meio para escorrer.
Obrigada
Um abraço
Isabel
Continuo na minha, os galheteiros antigos tinham sempre uma tacinha de suporte para as próprias galhetas e esta parece-me ser qualquer coisa assim.
ResponderExcluirSerá que a peça teve uma tampa?
Mais uma vez reitero o meu conselho. Desfolhe os catálos das leiloeiras on line e vai ver que descobre a solução
Luís