- Prato em porcelana da China século XIX. Formato côncavo como se fosse covilhete.
- Decoração graciosa com uma miscelânea de borboletas, pássaros e flores dividida por finos filetes laranja no limite do covo e no rebordo, sendo o fundo em branco e da aba em verde.
- Tardoz esmalte acinzentado(?).
Um
achado, encontrei-o por mero acaso na feira da Ladra, tinha sido partido
nas arrumações das feiras, a banca tinha o espólio de uma casa, até
arrepiava de ver...
Já o restaurei na aba com massa, neste momento praticamente já nem se nota, com a pintura.
A foto não dá a dimensão da sua originalidade - é uma beleza, a pintura manual.
Fabuloso.
A foto não dá a dimensão da sua originalidade - é uma beleza, a pintura manual.
Fabuloso.
Oh Isa, o prato é fabuloso!
ResponderExcluirSabe que descobri há pouco tempo, que se clicarmos em cima da fotografia, com o botão esquerdo do rato,a foto amplia-se e permite-nos, claro está, ver outros pormenores.Fiz isto com este seu prato.As borboletas são simplesmente magníficas. Fazem-me lembrar, as que o meu pai caçava em Angola,com mil cuidados e que posteriormente encaixilhava. Hoje acho isto completamente bárbaro, mas na época era moda.Mas... desviei-me por completo do que me trouxe aqui, que foi unicamente para lhe dizer o quanto é bonito o seu prato.
Abraços
Maria Gabela
Olá Isa
ResponderExcluirJá percorri cerca de metade dos seus posts, alguns já tinha visto, mas não encontrei o tal que fala de Gondramaz. Diga-me mais ou menos o mês desse post. Entretanto voltei a ver as suas colecções de faianças e tem realmente muitas e boas peças.
Quanto a este prato, é muito bonito e foi bem restaurado pois mal se nota que foi colado. Tenho vários do género, Mandarim séc. XIX e XX e sabe o que eu faço para disfarçar esbeiçadelas nestes pratos muito coloridos? Dou-lhes uns toques de verniz das unhas naqueles tons. Disfarça bem e dá um bom acabamento às faltas de pintura e vidrado.
Um abraço
Maria A.
Obrigada Maria Gabela e Maria Andrade, é sempre gratificante ler os vossos comentários
ResponderExcluirMaria Andrade, tenho dois blogs,habitualmente escrevo neste
http://quintaisisa.blogspot.com
Beijinhos
Isabel