terça-feira, 11 de junho de 2013

O Cantão em loiça inglesa Davenport (?)

Ocasionalmente encontrei três pratinhos pintados ao gosto da Companhia das Índias no modelo de Cantão em azul. Julgo que não se trata de porcelana, antes em pó de pedra -, uma forte probabilidade era ao tempo algumas fábricas tentavam obter a verdadeira porcelana e nas suas experiências produziam peças  leves, mas menos duras e porosas (?) como no caso destes pratos que o tempo se encarregou de manchar tal como numa maioria de loiça de Sacavém.
Trabalho que já realizei -, os limpei numa solução especial.
  • A decoração apresenta variantes muito diferentes do habitual,  nomeadamente no lado esquerdo não consigo deslindar o que será  ( casa ou capela?) tal como o PESSEGUEIRO estilizado ( vastamente pintado neste tipo de decoração oriental em porcelana  Chelsea em Inglaterra)...e que todos SEMPRE CHAMAMOS salgueiro ...mas na história dos amantes que este motivo encerra fala que é um pessegueiro!

  • No tardoz apresentam uma ancora gravada na massa, encimada pelas  letras MESJORT(?) e em   baixo cada um tem um algarismo- 4;6;8
Segundo informação da Maria Andrade não se trata de loiça de Chelsea ou Messein como inicialmente alvitrei  -, apesar de não serem em porcelana deixei-me levar pela âncora no tardoz, pela finura das peças, leveza e decoração do salgueiro estilizado. 
Continuo a ponderar que sejam estrangeiros. Analisei de novo um outro prato inglês da fábrica Stafforshire Stone China J.B -, a fineza da peça é semelhante.
  • Claro fico na expetativa que alguém me ajude nesta catalogação atendendo ao motivo tão querido de uma maioria de amantes de loiça industrial.
Afinal qual será a origem de fabrico destes pratinhos tão airosos  na pintura e delicados na textura e fineza das peças?
  • Segundo informação da atenta Maria Andrade poderá  trata-se de  produção de Davenport pelo símbolo da âncora.
Célebre fábrica inglesa, que laborou em Longport, na região de Staffordshire entre 1785 e 1887 segundo apurei no blog do LuísY.
  • No entanto não tem impressa na pasta a palavra Davenport e sim MESJORT
Uma coisa é certa a  produção inglesa , pela decoração do pessegueiro estilizado típico Worcester , e a massa designada por " creamware", uma pasta amarelada cor de natas espessas, daí o nome, segundo a Maria Andrade.
  • Agora se é Davenport? só tem mesmo a ancora. Analisei o site de marcas e nada vi igual.
  •  http://www.thepotteries.org/mark/d/davenport.html
O mais interessante é verificar que há tempos adquiri um prato maior atribuído a Coimbra(?) com este motivo que nunca antes tinha visto.
Na foto pode-se apreciar os 4 exemplares, sendo os três pequenos adquiridos em Setúbal.

  • Constatei que o motivo dos pratinhos na aba apresenta cruzes que o pintor em Coimbra não copiou,optou por um largo filete em azul claro, cercadura dentada a grega e termina com decoração floral miúda em estampa, que para mim neste motivo também é inédita.
    Cruzes pintadas em Portugal na fábrica Lusitânia como este meu prato.
  • Os pratinhos são uma "gracinha" e logo três, dois em tom mais forte e o outro mais leve .

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...