domingo, 8 de julho de 2012

Bules de caldo - Bicas - Caneca de doentes

Fainça: Bules de caldo - Bicas - Bicado ou Caneca de doentes
                                 

A mesma peça em três variantes:colocação da asa e abertura .

 Cortesia: Peças da minha amiga homónima que levei à feira .
Estas peças baixaram tanto....mas tanto, assim como estão ainda rendem no total ( 3) -  500€...
Há 25 anos comprei um - que me custou 45 cts...225€

Lindas, me fascinam desde que vi a primeira há 32 anos em casa de um familiar - dou conta do amigo JSaraiva que no seu comentário sempre muito a propósito e didático diz "  Pois uma vez mais acho fantástico o que os mestres de antigamente faziam e estas peças são prova disso, quanto ao valor, claro se fosse eu a comprar custava um pouco mas se fosse a vender acharia muito pouco, são autenticas relíquias e fizeram parte de um passado recente da vida humana."

Se fossem minhas, julgo jamais as venderia ... acreditem se pudesse já as tinha em minha casa!
Mas cada um sabe das suas prioridades!
Peças de coleção - só famílias com posses as compravam  - por isso não seria um fabrico em série como outras peças mais do uso comum.
Faiança de Coimbra
Pintura em estampa floral em policromia a vermelho ornada a filete fino em azul debaixo do rebordo e a cheio no bico, na aba degolada da caneca irradia um conjunto de folhas de igual tom, ainda filetes no limite do rebordo, e abaixo deste em amarelo ocre no pé.
Atribuição a finais do século XIX(?).

Peça  ligeiramente maior que a anterior. Com a a particularidade de ser diferente - a posição da  asa é de lado - igual a esta em branco aparece no filme - O paciente inglês - a enfermeira a dar o caldo ao enfermo na tenda...
Faiança de Coimbra


O bico encontra-se mutilado com restauro. Na última foto pode ver-se o pormenor de relevo na massa que orla o bico e lhe confere uma graciosidade. Pintura policroma em estampa na tampa e abaixo no bojo em vermelho  e lágrimas em azul, filete igual no contorno da caneca degolada, duplos abaixo da tampa,  e acima do pé, o bico com pintura por baixo tipo lágrima. Asa elegante com recortes  de relevo impressos  na massa.Debaixo do bico esponjado a azul.
Atribuição a finais do século XIX(?).

Peço desculpa pela qualidade das fotos - tiradas na feira e foram as últimas - a máquina avariou!


                                                  Faiança de Miragaia
 Igual formato da anterior no pormenor da colocação da asa em relação ao bico -( julgo era moldado com o dedo)  muito graciosa a tampa degolada de recorte curvilíneo, sendo ao centro mais pronunciado.
Pintura azul em estampa e esponjados cobrem a peça, o bico com pintura esponjada que termina em jeito de chama na ponta e no início, a asa com espinha azul.
No bojo foi restaurada.
Peça mais recente do que as anteriores início século XX (?).
Fiquei com esta para a minha coleção.
Semelhança na decoração nesta pequena taça com o fundo a terminar em forma de bico ao centro daí a atribuição a fabrico de Miragaia





16 comentários:

  1. Olá Maria Isabel,
    Pois uma vez mais acho fantástico o que os mestres de antigamente faziam e estas peças são prova disso, quanto ao valor, claro se fosse eu a comprar custava um pouco mas se fosse a vender acharia muito pouco, são autenticas relíquias e fizeram parte de um passado recente da vida humana.
    Bem haja,
    Saudações, jsaraiva

    ResponderExcluir
  2. Olá JSaraiva. Muito obrigado pelo seu comentário.Fiz o post às pressas...para ir fazer o jantar..vim agora para escrever mais...um hábito - já o meu bom amigo aqui tinha vindo.
    Isto é muito engraçado, vou pegar precisamente no que disse e acrescentar ao post.
    Abraço
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Isabel,
    Que delícia de post! Que surpresa estas peças!
    Não que não as conheça; foram produzidas em boa quantidade por aqui no século XX, mas quase sempre em branco apenas, pois eram usadas principalmente por hospitais.
    Estas de suas fotos são incríveis tamanho o investimento na decoração das mesmas. Lindas!
    Até onde me lembro, os aqui fabricados tem sempre as asas na lateral. Eu tenho vários deles, mas há um em particular que gosto mais, pois é o único que tenho com decoração. São pequenos decalques florais, e um filete em ouro na asa. Se tiver curiosidade de vê-lo encontra-se no link a seguir.
    abraços!

    http://www.porcelanabrasil.com.br/p-schmidt-outros.htm

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio. Que bom lê-lo de novo.E, diz que não é apreciador de faiança...são peças sem dúvida belas que deixam todos nós amantes - uma satisfação louca ao aprecia-las.
    Há pouco tempo vi um todo branco da VA...mas era caro para mim, também de Sacavém os há brancos.Os de policromia são mais espetaculares. Vou ver o seu, claro.
    Abraços
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Isabel,
      Eu, digo que não sou apreciador de faianças? Desde quando? ;-) Deve ser outra pessoa!! Eu sou vidrado, fascinado, apaixonado por faiança!!!

      Excluir
  5. Olá Maria Isabel,
    Adorei ver estes bules de caldo, são peças maravilhosas da nossa faiança!
    Nunca comprei nenhum por achar os preços muito inflacionados, mas não sei como a Isabel resistiu a não ficar ao menos com uma destas belezas...
    Só tenho um Candal, branco, daquele formato comprido e bicudo, mas não se compara com a graça de qualquer destes.
    Obrigada por os partilhar aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade,
      Estes compridos e bicudos que vc falou devem ser parecidos com os que temos aqui. Por sinal, são os mais comuns, e nunca os vi decorados, apenas em branco. O que postei o link no comentário anterior, entretanto, é arredondado, com bico curvadinho. Gosto muito dele. Até o mantendo em exposição aqui em casa.
      bjos

      Excluir
    2. Fábio, já fui ver esse de que fala e é realmente lindo, bem merece estar em exposição!
      Abraços

      Excluir
  6. Olá Maria Andrade, muito obrigada pelo seu comentário.Minha querida...querer queria...Deus sabe as contas que fiz...quem sabe se ainda perco a cabeça...o problema é que gosto dos três...
    O seu em branco - singelo tem graça, terá mais um dia quando contrastar com um em policromia.
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  7. Fábio...me desculpe...querido...como vocês desse lado do mundo nos habituaram a ser afetuosos, a pôr de lado o conservadorismo!
    Quis dizer ...que sabia não ser fã da faiança de Coimbra, mas estarei redondamente enganada...já somos uns quantos habitués... no meio das luzes com o entusiasmo,afirmei um facto que julgava certo...
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M. Isabel,
      Não há do que se desculpar! Eu respondi jocosamente veja o emoticon ";-)". Eu pelo visto que fiquei "lost in translation", como no filme homônimo... :-)
      Eu sou apreciador da faiança portuguesa há muito tempo, muito antes dos azulejos até. E com o tempo, me tornei apreciador da cultura portuguesa como um todo. Há quem diga que sou um "tuga" voluntário, e honorário. Amo Portugal com todas as minhas fibras, de uma forma superada apenas pelo meu amor ao Brasil. Sou assim, quando gosto, amo, devotamente.
      bjos!

      Excluir
  8. Fábio gostei muito do seu comentário. Quando vier a Portugal não hesite em falar.
    Amei o seu remate... Sou assim, quando gosto, amo, devotamente.
    Assim mesmo - falar de afetos sem medos, nós portugas ainda somos muito à moda antiga...eu há que tempos mudei radicalmente, porque na verdade também assim fui criada e ensinada, tive de aprender sozinha - para receber tenho de dar!
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir
  9. Maria Isabel
    Que peças fantásticas. Destes bules de doentes só conhecia os compridos e bicudos e.... não tenho nenhum :) Mas tenho-os visto e em conta. Nunca tinha visto nada parecido com o que mostra. Não consigo dizer de qual gosto mais.
    Bjs
    Maria Paula

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Paula, muito obrigada pelo seu comentário. São de facto peças deslumbrantes . Ainda andam pelo norte bules destes - os últimos que vi no dia que me estreei nas feiras como feirante - uma banca com uns 16...podia perfeitamente ter comprado algum, porque vendi...sou à antiga - 1ª feira é para faturar. Soube mais tarde que foram "roubados" da minha amiga a quem estes pertencem.Foi ela que me disse nestes dias que lhe tinham dito...o mundo é pequeno.
    Bjs

    Isabel

    ResponderExcluir
  11. São três peças muito bonitas e o facto de serem uma tipologia difícil de encontrar no mercado de velharias torna-as mais apetecíveis aos coleccionadores, mas quinhentos euros? Por esse preço, com um pouco de sorte, compra-se uma peça da Fábrica do Rato. Em todo o caso, foi interessante mostrar estes três bules de caldo aqui no seu blog. Educa-se sempre a vista a ver peças bonitas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Caro Luís, muito obrigado pelo seu comentário...acabo de chegar de Torre de Moncorvo onde fui ver as escavações...venho deslumbrada. O preço exarado não é o real, nem nada que se pareça, por não serem minhas inflacionei...eheheh

    Espero que as suas férias estejam a ser excelentes
    Beijos
    Isabel

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...