quinta-feira, 28 de junho de 2018

OAL a Olaria de Alcobaça

Um belo prato de aba vazada , relevada e recortada por corações enlaçados, ao centro flores diversas tendo ao limite do covo fina pintura a tracejado como se fossem "iiii" delimitada por finos filetes em azul claro, escuro e amarelo, da olaria de Alcobaça na década de 30.
 Pintura delicada  em policromia amarela, verde e azul
 Tanta delicadeza na pintura e pela assinatura deve ter sido uma mulher
 
 Outro belo prato da OAL
 Quando a OAL copiou o que se fez em Coimbra na loiça "ratinho"
Lamentavelmente o prato sofreu restauro e a falta de cultura da artesã, que entretanto faleceu, apesar do talento sem a cultura do que é a faiança havia de cobrir a assinatura...
 As cores fortes com a figura naif mostra-se um prato muito decorativo e único.
O primeiro vendi-o a um amigo colecionador e o outro ainda o tenho.

2 comentários:

  1. Boa noite Isa, apesar de reconhecer a beleza da cerâmica de Alcobaça e de ter um belo exemplar, confesso que não é o meu tipo favorito. A imitação do ratinho é interessante. Agora por "ratinhos", este fim de semana segui um conselho que me deu há uns tempos e desviei o rumo da minha viagem para visitar a Casa Museu José Régio em Portalegre. Em boa hora o fiz. Adorei. Tenho tudo a ver com cada peça daquele museu. Era a coleção que eu gostava de ter. E a coleção de ratinhos é realmente linda. Mas não me fiquei pele Casa Museu. Segui para o Museu Municipal e, entre outras coisas, acabei por "descobrir" a maior coleção de ratinhos que vi até hoje. 145, no total, de todos os tipos. Verdadeiramente notável. Muito obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos Martins fico muito satisfeita por ter dado ouvidos à minha sugestão que o encheu de mais riqueza e emoção, e a mim deixou encantada , porque valorizo imenso a partilha de informação.Ainda bem que também foi ao Museu Municipal, esse não conheço, na altura não devia ainda existir. Deixou-me roída de inveja...Estou pela terra, e trouxe um ratinho muito pesado, com gatos, e ao meio com a pintura muito gasta, contudo pu-lo na minha pequena exposição de 10 exemplares ao meio onde sobressai o ocre e o verde cobre com o manganês. Óbvio que a coleção da Casa Museu do José Régio tem exemplares que entretanto encontrei em feiras e não os pude comprar e isso jamais esqueço, de perder tamanha oportunidade...Cumprimentos

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...