sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Fábrica de Alcântara com motivos do Porto; Torre dos Clérigos e Douro

Encontrei um belo e raro prato em faiança industrial na feira de Pombal na banca do Sr Manuel. Já vendera uns quantos  a outro colega que me confidenciou vendera a bom preço na net, não sei se com marca, apenas ficou este e outro com "cabelo que deixei.
Em tempos já perdera um igual na banca do Sr Pedro na feira de Belém, sopeiro, em tamanho pequeno, muito mais eloquente a decoração, pelo verde forte.Provável fabrico da marca L& C no período  dos finais de 1886 a 1901.
O meu  prato apresenta-se decorado  a estampa em todo o centro com motivos da cidade do Porto; a torre dos Clérigos, a ponte D. Luís com o elétrico( hoje andante), o rio Douro com três caravelas e as caves de Gaia, uma varina e ramagens com flores que absorvem parte da aba.
Pintado em monocromia verde seco mais aberto.
Textura da massa porosa, esmalte opaco branco sujo(?).
Muito decorativo
 Tardoz aparentemente sem marca, ou a terá impressa na massa ao centro, quase imperceptível
A marca deveria ser esta referente ao fabrico por volta de 1930
Fabrico de Alcântara, mas não é pesado.
Agradeço a cortesia da visita e do elucidativo comentário, do Jorge Amaral, criador do Blog temático http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/, sem dúvida a chave mestra para fechar com sapiência o post, sendo que estava erradamente catalogado na Fábrica Real de Sacavém, embora na interrogativa.
Ainda partilhei as duas marcas que ajudam a conhecer melhor a Fábrica de Alcântara.
O meu bem haja pelo carinho da partilha gratuita!

Fontes
http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...