quinta-feira, 12 de junho de 2014

Faiança fabrico de Estremoz ou Coimbra(?)

Belo e raro prato de grandes dimensões em barro vermelho, esmalte muito branco com buraquinhos no tardoz e pintura monocromática azul claro e aguada.

Ao centro círculo de motivo vegetalista ornado a filete largo em aguada seguido de uma grega, e mais dois filetes um largo, e outro mais estreito.Ao limite do covo uma dupla de filetes finos, seguido de um largo em aguada e na aba reservas de traços a cor forte, cortadas por quatro filetes finos.O rebordo filete mais carregado

Atribuição século XIX.
Comprei-o na feira de Oeiras há anos colado com cola amarela...Uma amiga que há anos anda neste meio alvitrou tratar-se de Estremoz, para mim seria Coimbra (?).
Curiosamente vi um prato de tamanho igual, em que o motivo vegetalista central era igual ao centro deste mas cobria todo o fundo, e a aba não era em reservas sim floral e com o mesmo filete largo em aguada. Uma certeza serem da mesma fábrica, que a vendedora dizia ser Rato(?), da coleção Champallimaud.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...