quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Fábrica Maritália de Santarém

Comprei esta pequena travessa oval na feira de Azeitão a preço irrecusável em estado impecável. No imediato fez-me  lembrar as travessas nas tabernas com carapaus de escabeche no meu tempo de criança. Tem honras na minha parede da sala.
Em homenagem à Marília Marques http://armazemdepaixoes.blogspot.pt/ porque ao ler o tardoz Maritália fez-me lembrar da saudade de a ver e de conhecer o Santiago.
Mas na verdade coisas do destino
Post inicial de janeiro de 2014, para hoje 16 de setembro de 2017 encontrar duas filhas do dono que fundou esta fábrica, além da simpatia o gosto de saber ouvir  a falar de faiança, que me perguntam a razão do nome da fábrica - a junção dos nomes das irmãs Marina e Natália.Aqui está a razão do nome da fábrica

A travessa está marcada " MARITÁLIA" SANTARÉM PORTUGAL pelo artista(a) MC.Segundo um testemunho de um amigo exarado num comentário.Houve um grande pintor AR -, António Rafael de Alcanede que foi pintor de Sacavém e depois da Maritália-, as suas peças nesta última fábrica tem um valor superior às pintadas em  Sacavém. Ainda vivo vivem nas Caldas da Rainha.
    Travessa oval pequena, pintura cuidado, ao centro um cacho de uvas, parra e gavinhas, do covo para a aba ramos de flores e espigas, aba relevada a imitar favos de rebordo ondulado. Pintura em policromia com exuberância do azul alecrim. Esmalte amarelado.Meados do séc. XX.
    Na net não vislumbrei informação sobre esta fábrica, apenas descobri outras peças à venda no OLX que junto as fotos para engrandecer a produção da fábrica: 
    Prato com motivos ribatejanos
    Jarro e ânfora a evocar tempo dos romanos
    Cores fortes nos remates

    Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

    Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...