Terrina de faiança em castanho dourado Fervença(?)

Encontrei esta pequena terrina  mui graciosa  pela pintura e formato airoso que me encantou num estaminé de chão.

Apresenta esmalte com escorridos no pé.
Este formato julgo Vandelli em Coimbra o pintou -, porque o habitual são formatos em redondo e retangular quinado.

Avento fabrico do norte, na zona de Gaia .Curiosamente uma amiga minha  muito conhecedora de faiança, veio cá a casa e aventou ser um peça rara com uma cor fabulosa num castanho  e com as pegas em "cu de galinha depenada " num tom dourado , além da carateristica da tampa com ligeira elevação ao meio, elementos que evidenciam fabrico de Fervença, (?)
Lembram-se num post anterior  -, prato com uma perdiz empoleirada num ramo, atribuo fabrico a norte, apresenta folhagem semelhante pintada  a stencil  tal como na terrina.


Pintura em estampa floral no bojo da terrina e da tampa em cor castanha a meio tinta de ligeiro brilho a dourado, ornada por fino filete tanto  na tampa como na terrina e esta  no pé uma grega entrelaça o filete em tom laranja .
  • A tampa apresenta ligeira elevação ao centro com ramagem relevada em tom laranja. 
As pegas robustas e relevadas apresentam-se num marmoreado fantástico, ornado de filete na pega à terrina.
Só lhe falta a pega
Formato oval o pé faz lembrar a loiça de Alcântara.

As pegas soberbas pela pintura apresentam um buraquinho que geralmente aparecem debaixo das pegas da tampa.



Comentários

  1. Bom dia!
    Esta sua terrina é um encanto, ainda por cima para quem aprecia faiança, mas sobretudo terrinas como eu... já sabe Maria Isabel, um dia que se queira "desfazer" dela tem deste lado um acerrimo comprador.... Um bom final de semana
    LFerreira

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo LFerreira, muito obrigado pela cortesia da visita e o carinho do elogia da peça. Curiosamente hoje convidei para um cozido cá em casa 3 casais, sendo uma delas entusiasmante e conhecedora de faiança. Disse-me o mesmo, ela restaura, e um dia destes vai leva-la para lhe colocar a pega da tampa, disse-me que era rara, pela cor castanho doirado, e aventou ser Fervença.Até vou acrescentar ao post esta probabilidade.Mas se eu vir outras assim pequenas e raras aqui mostrarei e claro fazemos negócio. Continuação de bom fim de semana
    Cumps
    Isabel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas