quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sacavém açucareiros motivo "cavalinho "

Comprei dois açucareiros motivo "cavalinho" em dois tamanhos diferentes pela piada de serem em forma de terrinas minúsculas que confere às peças uma graça intemporal - acredito para os amantes desta loiça da Fábrica de Sacavém quando em bom estado deve ser uma delícia ter exemplares nas suas coleções. 
No caso comprei a mais pequena para oferecer à minha filha para a sua nova casa que no enquadramento que preservou deixar em "tijolo burro" enquadrada com estruturas de madeira em jeito "gaiola" acho ficará muito bem...

 
Segundo um amante e especialista na Loiça de Sacavém HC - "a pega não é original, foi um restauro muito mal feito. As pegas normais têm um formato diferente, igual às pegas das tampas das terrinas. Por outro lado, vê-se um círculo a toda à volta da carrapeta que não deveria existir."
Um açucareiro completo
 
Um bule com a pega
A marca impressa revela carimbo de 1870-1880 segundo a lista de carimbos que outra apaixonada por esta loiça - A Marília Marques teve a cortesia de me enviar fotos -, desde já agradeço o carinho.
                                             As duas tampas - só a pequena tem pega e adaptada
Açucareiro com carimbo de 1863 - 1870 mais antigo que o primeiro pintado a séptia
                    
Segundo o meu amigo HC- especialista nesta loiça e com vasta coleção - só de primeira qualidade, me avançou se tratar de açucareiros. O mais pequeno tem por dentro uma aureola amarela que pode ser resultado de anos a fio de açúcar amarelo que ali caramelizou (?).
Outro amigo o Fábio do Brasil aventa a hipótese de se tratar de terrinas para crianças.No link que menciona no comentário a terrina tem decoração alusiva a crianças e neste caso sendo este padrão "cavalinho" não me parece apropriado para crianças. Mas nunca se sabe...Fica lançado o desafio!
Imediatamente haveria de ser tal suposição desfeita pelo Hector C um amigo de bom gosto estético e apreciador desta Loiça de Sacavém - , sobretudo da decoração "cavalinho" gentilmente teve a cortesia de me enviar fotos do seu açucareiro em azul com a pega original com 14 cm de comprimento e a 2ªmarca (1863-1870).
Assim com tamanha amabilidade deste amigo o post fica engrandecido. Muito me honra tal destaque de amizade que desde já agradeço e muito.
Bem haja HC pela disponibilidade, e Parabéns -, o seu açucareiro é por demais encantador pela graça de ser uma peça completa - de coleção -, também pela cor azul que lhe confere um destaque de beleza ímpar só igualável ao seu espírito humano, índole de boa pessoa, cujo olhar doce e quente em tom castanho, tanta paz acredito, transmite de cordial a quem consigo trava conversa.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...