segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Museu do Louvre a cerâmica, faiança , vidro e ouro

Enquanto ansiava entrar diverti-me nas fotos...
  • Um pouco das antiguidades em faiança, cerâmica, vidro e ouro que vi no Museu do Louvre de origens diversas: orientais, egípcias, gregas, etruscas, romanas e do Islão
Tetos em cúpulas revestidas a cerâmica com debruo a pedra -, magníficos.

Lamentavelmente não sei dizer a origem desta faiança vidrada em relevo ( italiana?) porque me perdi a pensar noutra muito semelhante que já vi no Museu das Janelas Verdes em Lisboa e no Museu Soares dos Reis no Porto, também dos sapos que me reportaram para a faiança do Bordado Pinheiro nas Caldas da Rainha.


  • Cerâmica grega
 
Ao ver a trempe  de três pés em cerâmica datada de 1200 a 1400 A.C de Creta lembrei-me duns cones muito semelhantes que vi no Museu de Arqueologia em Setúbal - , ainda análise de estudo a sua função que se atribui no momento a suportes de lareira...no meu pensar diabólico mal perdi o olhar neles os achei material fálico...Julgo que o meu bom amigo Rhodes Sérgio não vai levar a mal eu dizer que  tem em mãos em fase de acabamento um livro onde sei vai falar deles. Óbvio, quando vi a trempe  me lembrei dele  e dos suportes de Setúbal que podem ter sido feitos em separado e depois juntos no redondo da trempe(?) pelo que a fotografei de vários ângulos para atestar a hipotética teoria(?) de que a peça não seria feita no todo mas sim colada a base com os pés (?).
Urnas da Argélia
 




Faiança e cerâmica do Islão


Cerâmica do Irão ou Azerbaijão do séc. XXII muito semelhante à que se havia de vir a fazer  nas Caldas da Rainha
Vista de dentro do Louvre a ver o Sena na galeria Appolo


Jarro em vidro do Egito do ano 1000-1015...extraordinariamente belo
Mosaico romano de Israel
 

As fotos não são da melhor qualidade...se fosse sozinha teria tempo para tirar notas para melhor esclarecimento , fiz o que pude e como pude, pois o cansaço foi demais!

2 comentários:

  1. Ola Isa!!! Que belas férias essas!! :D

    Das peças que mostrou as que mais gostei foram os vidros e esta ultima.. Que fantástico!!

    Muitos beijinhos

    FLávio

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio muito obrigado pelo comentário. As férias foram muito boas.O Louvre merece a pena visitar várias vezes.Isto foi apenas uma amostragem, porque aquilo que me fascinou foi a escultura e nela m,e perdi a fotografar, fiz no outro blog um post,ainda vou fazer outro com pintura.
    Beijinhos para si
    Isa

    ResponderExcluir

Souvenir da Fábrica Cesol de Coimbra

Caneca da Fábrica CESOL de Coimbra anos 50. Pintura monocromática em castanho . Imagem de Nossa Senhora da Rocha dentro de um coração en...