domingo, 16 de setembro de 2012

Cortesia de colegas peças de Alcobaça(?)

 Hoje apeteceu-me fazer uma mostra de faiança de colegas. Agradeço a sua cortesia.

Prato de grandes dimensões muito decorativo em bom estado.
Motivo casario entre arvoredo que se confunde com Coimbra catalogado...atribuído à fábrica Bandeira no dizer do seu dono... olhou à palete de cores.
  • Acho que é fabrico de Alcobaça.
Curiosamente apresenta um defeito de fabrico - tentem descobrir.

Aba com estampilha miúda em azul ladeada por filetes em verde desmaiado e laranja no rebordo, sendo que em  amarelo canário a contornar o covo.
Tardoz branco com ligeiros buraquinhos na textura da massa . Fabrico finais do século XIX.
Acaso não tenham descoberto o defeito de fabrico...é o monte de massa na bordadura em branco.


Comprei esta travessa em faiança motivo Cantão Popular de aba recortada fabrico de Alcobaça(?).
Impecável que ainda não sei como a vendi no mesmo dia...era para a minha coleção, mas os clientes transmitiram uma empatia que foi difícil resistir, senti logo uma infinita tristeza de a ver ir embora - tão amante que sou deste motivo . Se eu estivesse no lugar deles também ficaria radiante de a levar comigo - é este sentido de partilha - no caso venda que nos engrandece. Um casal amoroso .Vai para o Algarve....daqui a décadas voltará a falar-se dela e alguém vai questionar como uma faiança de Coimbra desceu aos Algarves...hoje tudo se movimenta entre bancas , colegas e compradores... com uma rapidez fenomenal.Passado um mês reencontrei a senhora numa inauguração de uma lojinha de chocolates na Avª da Républica, no imediato não me reconheceu por estar vestida à senhora...logo pronunciou o meu nome, estava com a filha de esperanças, disse-lhe "esta senhora é que me vendeu a travessa que vocês tanto gostaram e afinal não foi para o Algarve ficou cá...olhe que li o seu blog!"

Tardoz belo
Verifica -se  a forma de fabrico em nervuras - uma carateristica de Coimbra continuada por José Reis em Alcobaça.

Para os amantes de Santo António - um belo prato em faiança comemorativo dos 700 anos do seu nascimento em faiança de Coimbra (?)
Apresenta um cabelo e sinais de uso na curvatura do covo.
Ao centro a imagem do Santo com o Menino ao colo em castanho com incisões a preto sendo a cruz e as coroas em amarelo ocre - na barra dizeres que lhe dão a autenticidade do ano de fabrico ornado a filete manganês no rebordo.


Belo prato de textura fina - leve. Ao centro um galo em amarelo ocre suportado em rodapé de flores nas tonalidades de verde desmaiado, amarelo ocre, azul tipo cobalto e manganês forte.No limite do covo filete fino em manganês encimado por largo filete em amarelo canário e bordadura em meias luas em manganês com mosca de três pétalas em amarelo ocre no eixo de união - ornada por filete laranja no rebordo.
No dizer do vendedor trata-se de Fervença.
No caso comungo comungo a mesma teoria: pela leveza, pelo tom do manganês tipo esborratado como o cobalto que no caso da flor é tão evidente e pelas pinceladas com o términos de tinta nas folhas.

 
Tardoz branco - gateado.

Prato de grandes dimensões com pássaro ao centro em policromia cromática ladeado por ramos que se cruzam. No limite do covo ornado por duplo filete em laranja seguido de outro largo amarelo canário e barra em triângulos desencontrados nas tonalidades de laranja, verde desmaiado e manganês como cores usadas na palete
Tardoz branco a massa apresenta buraquinhos.
O motivo do pássaro foi muito pintado por Viana.

Espero que tenham gostado da amostragem de feira.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...