domingo, 8 de julho de 2012

Bules de caldo - Bicas - Caneca de doentes

Fainça: Bules de caldo - Bicas - Bicado ou Caneca de doentes
                                 

A mesma peça em três variantes:colocação da asa e abertura .

 Cortesia: Peças da minha amiga homónima que levei à feira .
Estas peças baixaram tanto....mas tanto, assim como estão ainda rendem no total ( 3) -  500€...
Há 25 anos comprei um - que me custou 45 cts...225€

Lindas, me fascinam desde que vi a primeira há 32 anos em casa de um familiar - dou conta do amigo JSaraiva que no seu comentário sempre muito a propósito e didático diz "  Pois uma vez mais acho fantástico o que os mestres de antigamente faziam e estas peças são prova disso, quanto ao valor, claro se fosse eu a comprar custava um pouco mas se fosse a vender acharia muito pouco, são autenticas relíquias e fizeram parte de um passado recente da vida humana."

Se fossem minhas, julgo jamais as venderia ... acreditem se pudesse já as tinha em minha casa!
Mas cada um sabe das suas prioridades!
Peças de coleção - só famílias com posses as compravam  - por isso não seria um fabrico em série como outras peças mais do uso comum.
Faiança de Coimbra
Pintura em estampa floral em policromia a vermelho ornada a filete fino em azul debaixo do rebordo e a cheio no bico, na aba degolada da caneca irradia um conjunto de folhas de igual tom, ainda filetes no limite do rebordo, e abaixo deste em amarelo ocre no pé.
Atribuição a finais do século XIX(?).

Peça  ligeiramente maior que a anterior. Com a a particularidade de ser diferente - a posição da  asa é de lado - igual a esta em branco aparece no filme - O paciente inglês - a enfermeira a dar o caldo ao enfermo na tenda...
Faiança de Coimbra


O bico encontra-se mutilado com restauro. Na última foto pode ver-se o pormenor de relevo na massa que orla o bico e lhe confere uma graciosidade. Pintura policroma em estampa na tampa e abaixo no bojo em vermelho  e lágrimas em azul, filete igual no contorno da caneca degolada, duplos abaixo da tampa,  e acima do pé, o bico com pintura por baixo tipo lágrima. Asa elegante com recortes  de relevo impressos  na massa.Debaixo do bico esponjado a azul.
Atribuição a finais do século XIX(?).

Peço desculpa pela qualidade das fotos - tiradas na feira e foram as últimas - a máquina avariou!


                                                  Faiança de Miragaia
 Igual formato da anterior no pormenor da colocação da asa em relação ao bico -( julgo era moldado com o dedo)  muito graciosa a tampa degolada de recorte curvilíneo, sendo ao centro mais pronunciado.
Pintura azul em estampa e esponjados cobrem a peça, o bico com pintura esponjada que termina em jeito de chama na ponta e no início, a asa com espinha azul.
No bojo foi restaurada.
Peça mais recente do que as anteriores início século XX (?).
Fiquei com esta para a minha coleção.
Semelhança na decoração nesta pequena taça com o fundo a terminar em forma de bico ao centro daí a atribuição a fabrico de Miragaia





Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...