segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bacia degolada usada para a barba da VA (?)

Bacia degolada usada para  fazer a barba comprada na feira da ladra há tempos. Tem um cabelo.O esmalte é muito bom - parece porcelana de textura leve - apresenta dois "cabelos".
Branca de rebordo levantado e cantos cavados para o encaixe do pescoço.No rebordo ao meio apresenta dois orifícios feitos pelo dono(?) para supostamente a pendurar tal como se encontra em outra faiança nomeadamente pratos -, tenho vários, só com um orifício, aqui como a peça é mais pesada foram feitos dois.Tardoz da bacia com o poço -, na foto não se nota, o frete encerra dois círculos como foi hábito numa época na fábrica VA - possivelmente fabrico anterior à era do caulino descoberto em 1832  - elaborada nas muitas experiências com pó de pedra e outras - no entanto constata-se uma peça muito elaborada nos acabamentos .
 
  Museu Nacional Soares dos Reis Fabrico do Porto ou Gaia o covo  - poço - é diferente tipo bacia

Esta bacia encontra-se no Museu dos Biscainhos  . oval de rebordo gomado tipo bacia
Minúscula casa de banho na minha casa de província onde a expus a fazer companhia a navalhas da barba, penico a servir de floreira e claro, azulejos antigos, fora os que tenho para aplicar, falta-me tempo, porque como não gosto dos azulejos desta wc vou forrar as paredes com os que gosto a fazer  de quadros!


Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...