segunda-feira, 12 de março de 2012

Fábrica da Viúva Alfredo Oliveira de Coimbra (?)

 Este post parece o "Patinho feio"...tal o baixo número de visitantes que o viu!

Prato grande em faiança de Coimbra século XX, raso, praticamente sem fundo decotativo, apresenta os buraquinhos no frete para ser pendurado.Possivelmente fabricado na fábrica Viúva Alfredo de Oliveira. Já vi outro prato com a mesma bordadura assinado.
A bordadura em estampa com patinhos e flores parece-me muito naif , largamente pintada nos finais do século XIX em pratos mais pequenos que ainda se vão vendo pelas feiras.
O centro floral é pintado à mão com a caraterística de algumas folhas serem pintadas a duas cores, uma tradição, tal como as cores: verde, ocre,manganês e o azul. Apresenta ainda um filete fino em azul e outro mais largo e mais escuro no rebordo.
O esmalte apresenta arrepiados.Foi comprado há que tempos numa feira da Costa da Caparica ao Sr Aroucha, vendedor carismático. Ao tentarmos regatear o preço falando nas mazelas ele disse-nos " se não fosse usado não era velho"...

O tardoz apresenta no frete a existência de 3 buraquinhos o que induz que o mesmo seria um prato decorativo para ser pendurado, tal e qual os que se fizeram até aos anos 60 em Coimbra e Alcobaça com versos.

Teve honras na minha sala, até o destituir por substituição de outro brasonado. Tem sido assim ultimamente. O meu marido é que se fascinou com o prato. Eu nem tanto. Julgo que estará guardado num caixote há espera de melhores dias para exposição noutra casa.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...