terça-feira, 2 de agosto de 2011

Faiança da Fábrica E.L.A de Aveiro (?)



Lanço o desafio da origem desta fábrica!
Há anos que me intriga esta marca, não a consigo decifrar:Triângulo e dentro dele a letra " E " - abaixo do qual um " V" . Sem dúvidas que se trata de fábrica da zona de Aveiro por no tardoz mostrar dois fretes como ainda a VA hoje fabrica .

A Fábrica  Vitória foi fundada em 1922 pelos irmãos Vitória que lhe deram o nome.
Uma das marcas conhecidas da fábrica
Comprei estes dois pratos na feira de Oeiras, o vendedor meu conhecido tinha-os comprado na véspera na feira de Setúbal. Foram caros .

Tardoz que o cobalto transparece, só um deles está marcado.Curioso a bordadura a corações que só conheço na faiança Coimbra e mais tarde na Cavaco.
Vasos em miniatura da mesma fábrica comprados na feira da ladra a um preço irrisório.
Mais tarde comprei ainda outro.
Interessante que denota a utilização do azul cobalto e o azul claro na mesma fábrica.O rebordo dos vasos apresenta uma lista tipo "grega" enquanto o outro são traços na diagonal  carateristicas de pintura do norte.
Prato covo pintado azul cobalto comprei-o na feira de Torres Vedras em dia do meu aniversário, já lá vão seis anos, custou 25 €, caríssimo...
Lamentavelmente o livro de "Cerâmica Portuguesa" de José Queiroz e o "Dicionário de Marcas de Faianças e Porcelana portuguesa" de Filomena Simas e Sónia Isidro, ambas as obras são omissas quanto a esta marca.

Serão as minhas peças da fabrica Vitória ou da fábrica E.L.A, ambas de Aveiro(?)

Não conheço da fábrica Vitória este azul cobalto, antes um azul seco, por isso a inclinação para E.L.A.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...