domingo, 10 de julho de 2011

Espaço Museológico do Prof. Arnaldo Silva em Torre de Moncorvo

PARABÉNS!!!!
O seu espaço Museológico fez dois anos no sábado, não pude estar presente, acredito estar para o ano!
Autorizou-me a divulgar-lo...
Últimas reportagens:
http://www.fotonucleodourosuperior.net/
http://videos.sapo.pt/QDmNz96w405EVowzZRJK
http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com/2011/04/torre-de-moncorvo-projecto-de-arquivo.html

Roidinha de inveja....eheheh
Tanto que adorava assim ter um...Nem espaço, muito menos peças.
Glória maior à sua audácia, coragem , luta e visão.Só possível em gente de fibra,iniciativa, muita vontade, querer e determinação.
Grande homem, com "H" GRANDE
Arnaldo Silva e linda família que tem. Bem hajam pelo que todos juntos conseguiram!

Não posso deixar de referir que este mundo bloguista tem-me dado muitas alegrias e riqueza de conhecimento.
Antes o escrevi, e continuo a escrever,por aqui encontrei os melhores amigos da minha vida, incrível depois dos cinquenta, apesar de saber que nem sempre se pode agradar a todos, seja pelo jeito da escrita,da amostragem temática, não deixa de ser um conhecimento virtual da nossa personalidade, que muitos agoiram ser mais aberta, realista,noutros manhosa, falaciosa,irreverente, uma e outra sendo desprovida do conhecimento real pode de quando em vez ser geradora de equívocos. Mesmo assim, não me posso queixar, tal a diversidade de pessoas que travei amizade,idades e culturas diferentes da minha. Uma mais valia que não me canso de referir.
Bem hajam a todos por continuarem a visitar e a ensinar!
Um dos últimos amigos um Prof do ensino Básico, casado com um casal de filhos, lindíssimos, amante de fotografia por terras de Moncorvo.

Na verdade este seu espaço foi o culminar de um sonho com muitos anos. Sem ajudas, a não ser da sua mulher e filhos.

No seu dizer..."Aprecio a sua coleção de faiança e toda a sua pesquisa. Eu inicio esta
empreitada após a retirada de milhares de fragmentos encontrados no
meu espaço museológico em Torre de Moncorvo, Bragança. Das peças de
1580 até finais do Séc. XVIII, já vou dominando as características. As
mais recentes até 1950 ainda não percebo nada. E digo esta data porque
os fragmentos encontrados estavam sob uma placa colocada por cima de
um antigo quintal na referida data."

Trecho de um dos seus emails" vou continuar a chateá-la com esta minha nova aventura na faiança. Tenho visto o seu blog, e reparei que me chamou de amigo de Moncorvo e que nos visitava no Verão. Fiquei tão feliz..."

Deleitem-se com alguns exemplares sem qualquer ordem...
Algumas peças
Taça provavelmente de faiança Coimbrã,século XX, estampilhada,rebordo com cordão de pérolas em azul claro.Uma peça delicada. Nas últimas feiras andam duas peças do mesmo formato atribuídas a Coimbra, muito raras por serem de modelagem mais refinada, elegante que as palanganas, século XIX.
Prato com decoração a três contas na aba e no centro flores e espiral fechada. Pintado a azul claro, vinoso e manganês. Faiança de Coimbra, século XVIII?
De textura grosseira,malegueira se apresentar no tardoz buraquinhos e esmalte arrepiado. Nunca tinha visto exemplares de Coimbra com espirais fechadas, só abertas até à semana passada que na feira de Oeiras comprei uma palangana assim, pequena ratinho.
Malga com filete azul por dentro atribuída ao fabrico de uma fábrica do norte, talvez Gaia.
Fragmento prato covo, textura grosseira com flor ao centro em azul. Possivelmente faiança de Olivares, Espanha ou loiça conventual.
Fragmento de uma travessa, esmalte branco, apresenta uma bela marca no tardoz que desconheço e não vi no livro de José Queiroz
Fragmento de prato, massa grosseira,decoração com 3 contas em azul cobalto, azul claro e manganês, espiral fechada ao centro. Será Coimbra, século XVIII?
Belo exemplar de um prato com arabescos e folhagens pintado a um tom de azul claro.
Não conheço o tardoz, seria fácil atribuir este exemplar a Coimbra, pré ratinho do Brioso? ou do tempo que veio um pintor espanhol trabalhar para Coimbra e claro trouxe influências. século XVII?
Será este belo exemplar faiança Coimbra ou espanhola?
Só analisando a peça ao vivo.Carateristica desta loiça, esmalte branco láteo, que ao vivo reconheço bem.
No Museu de Arte Antiga existe um prato igual, apresenta no conjunto incluido um animal junto ao "olho" atribuído a faiança espanhola, será Talavera de la Reina?
Parte de um prato,textura grosseira.
Motivo de decoração tipo aranhões, faltando-lhe as pernas enroladas em caracol? Decoração a vinoso,no filete da aba e no corpo dos aranhões, apresenta tracinhos em fila, espiral ao centro fechada?, círculos à volta do prato em azul claro.
Estilo barroco.Será faiança pré ratinho,século XVII?
Prato em faiança portuguesa,fabrico atribuível a Lisboa.Pintado a azul e manganês sobre branco,tarja da aba rocaille, volutas ou enrolamentos em bandas concêntricas de decoração barroca,no centro falcoeiro,falcão e paisagem estilizada, leva a acreditar que seja do final do séc. XVII ou inícios do séc. XVIII, comparando-o com vários exemplares do Museu Nacional de Arte Antiga e patentes na obra Faiança Portuguesa, Roteiro Museu Nacional de Arte Antiga, Instituto Português de Museus, 2005.
Sendo que estes fragmentos foram encontrados em Torre de Moncorvo, lugar estratégico no norte do país,onde tanto aparecia faiança do norte, Coimbra e espanhola, o que facilmente se evidencia pelas recolhas já elaboradas e outras em jeito disso.
Sendo a faiança do norte a de maior número encontrada,loiça de uso comum, pratos rasos, sopa e malgas, pelo que me apercebi, o que é perfeitamente natural.

Mais uns trechos...

"Há tempos falou-me que retirava os cacos dos quintais na sua aldeia. Há dias, em Lamego, num terreno de familiares encontrei várias centenas . E que bonitos...

Está a despertar em mim esta paixão."

" e, depois de ler as postagens no seu blog, acredito imenso na sua irreverência. É uma mulher de armas."

"Está convidada e traga amigos e familiares.Sinto também a sua alegria ao ver os meus cacos. Este novo projecto está-me a dar tanto, mas tanto saber. Algum dia eu suporia aprender estas coisas? Sou-lhe franco, não. Mas agora, já tomei esta área como
o meu melhor passatempo."

Caro Arnaldo, eu é que agradeço de coração ter entrado em contato comigo e em ter partilhado as suas pesquisas.Jamais esquecerei o mérito, o empenho, sei que é corajoso e obstinado, será do signo Touro?

O bom amigo Arnaldo Silva ficou estarrecido...

"Grande post. Descritivo, real e emotivo. Só de quem organiza as ideias com clareza e sentido estético. Está muito bom,também com os comentários, agradeço desde já os parabéns que me foram endereçados".
Faz ainda uma alusão ao comentário da IF..."Gostei do comentário da sua amiga de Mogadouro. Terra de Trindade Coelho. Tenho um amigo historiador que recebeu, há dias, uma grande colecção de fotos dele de 1986. Uma relíquia. Um outro mostrou-me cartas do pai dele. Por estas bandas ainda nos vamos entusiasmando com estas evidências."

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...