sábado, 3 de fevereiro de 2018

Prato estampa cavalinho do centro, Coimbra (?)

Mais um prato em faiança de olaria no motivo "Cavalinho". 
O que me inspirou para o trazer comigo? A estampa do motivo central não ser em cor monocromática e sim tricolor, verde desmaiado, amarelo ocre,  e preto confere ao mesmo um agradável prazer à vista.
 A barra em estampa floral em azul.
O "buraquinho" na aba revela que tem história de um tempo de pobreza que não tendo a maioria do povo mobiliário, apenas a cantareira na cozinha para pôr os cântaros da água  e as bacias de faiança para os cachopos comerem, em geral só o "home" da casa tinha direito a prato, fazia-lhe o furo para o pendurar no prego da cantareira, um uso do centro, na região de Coimbra.
A mistura de barros com matérias plásticas, se distingue bem no tardoz,dita o fraco vidrado rugoso, evidencia fabrico do centro cuja barra foi vastamente pintada por  Coimbra, mas Tavarede copiou muito do que se fazia em Coimbra.
Fabrico entre finais do séc.XIX inicio de XX com corte do frete à cana.
Curiosamente tenho mais dois pratos todos ostentam o mesmo detalhe, ainda com a massa mole fizeram um pequeno roço, ou com o "cu do pincel ou o bico de um prego", que interpreto como uma marca, atendendo ao tempo ao grau de analfabetismo.
 

2 comentários:

  1. Adoro este quer por ser diferente (cavalinho tricolor) quer por ser de Coimbra. A cerâmica de Coimbra desta época é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos Martins muito obrigado, de facto compartilho a mesma opinião da policromia, neste caso dá um encanto ao prato.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...