Fruteiro com floreira em vidro da Marinha Grande

Fruteira com floreira em vidro da Marinha Grande , duas peças que se unem de beleza ao género glamoroso do design  ART DECO, com as abas em graça onduladas e decoradas a filetes em verde .
O facto de se tratar de duas peças, por isso aparecem algumas desirmanadas. Foi o caso desta.
Primeiro encontrei a parte de cima afunilada sem saber o que se tratava até que mais tarde descobri uma completa em azul lindíssima.
Noutra feira encontrei a base semelhante com os mesmos filamentos a verde que comprei.
Não encaixava  a parte terminal do encaixe tipo rolha, por ser pertença de uma peça maior que esta.
Teve de ser desgastada com pedra  que agora não me recordo o nome e água. O meu marido cansou-se e abandonou o trabalho, fui eu que nunca tinha feito tal coisa que o consegui, foi preciso apanhar o jeito sendo até fácil , porque limei demais...
Ficou banzado comigo, como o tinha conseguido...
A parte de baixo com pé oco e o orifício onde encaixa a parte superior, a floreira.
Como a partiram foi usada a de baixo para o mesmo fim por isso o pé apresenta indícios de calcário da água que ficou nele depositada.
Assim como não consegui remover o "cancro" do vidro comprei umas pedras em verde que coloquei dentro, além de dar maior firmeza à peça disfarça.
 Contraste das abas em baixo e em cima

Enfeitada e simples.
Por se tratar de duas peças que não faziam parte integral e sim foram casadas com algum sucesso, a diferença será no ondulado da bordadura que a parte superior se mostra mais elaborado e repenicado em prol da parte inferior mais simples.

Comentários

  1. Gostei desta fruteira. O meu avô tinha uma idêntica de "4 andares" que se encaixavam uns nos outros. Infelizmente partiu-se numa mudança, ainda no tempo dos meus avós :-(.

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos Martins bem haja pela cortesia e comentário. São de facto delicadas com o rendilhado do rebordo que torna a peça uma graça. Nunca vi uma como diz de 4 andares, a lembrar uma custódia em altura, que imaginei com fios de ovos em suspensão...lindo.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas