domingo, 16 de outubro de 2016

Faiança de casario em verde ervilha do norte(?)

Há uns 15 dias fui apanhada numa desagradável cena com uns vendedores por causa de um prato em tudo semelhante a este, em azul e seria de maior diâmetro.Sem entrar em pormenores fiquei francamente triste com a atitude deles para comigo, lamentável estar, a que se dispuseram com grande frieza. Na realidade até me parecem ser boas pessoas, nesse perfil os tenho, pessoas a quem sempre ajudei a catalogar quando me pediram e sou habitual freguesa. Foi uma cena de completo desplante. Fiquei magoada, registei , como sou uma senhora passei à frente. Perdido esse prato, hoje quis a sorte que este me viesse cair nas mãos. O Nuno acenou-me, que não via à algum tempo, tem andado por outros lados.Mal os meus olhos bateram nele o quis trazer, debalde tinha ido apenas caminhar, não levei carteira, tive de pedir ao meu marido, suplicar e bem, mas por fim o comprou a um preço muito acessível, apresenta um ligeiro "cabelo" e uma grande esbeiçadela no tardoz da aba.Havia uma pequena terrina em cantão popular do norte, pelo esmalte branco translucido e craquelê, muito mutilada a preço muito convidativo...
Em verde a cor inspiradora do meu Sporting!
Trata-se de um prato em faiança em cor monocromática verde ervilha  com aguada, pintado ao centro com o tradicional casario  com um a torre de cúpula encimado ambos os telhados por bandeirolas, ladeado por vegetação  alta com os trocos e ramos veem vincados, e as ramagens altas em esponjado  que se unem ao centro, sob rodapé também esponjado.Junto dos telhados aves.
A aba apresenta-se decorada com faixa com flores  fechadas em cartelas que se replicam com  dois corações, um virado para cima e o outro invertido, o rebordo debruado com fino filete.
 O esmalte apresenta-se em tom amarelado intenso.
O tardoz apresenta brutal esbeiçadela supostamente deve ser resulto de quando tiraram a aranha em arame. Mas apresenta outra particularidade- dá a dimensão da cor do barro usado- julgo que deste assim nunca vi-, ou são totalmente brancos, vermelhos, em rosado pela mistura de branco com vermelho ou amarelado mistura de barro branco com amarelo mas este apresenta-se em branco cru...
Outra carateritica que acho muita semelhança é comparando com outro prato da minha coleção no mesmo motivo, mas num verde desmaiado(cor do burro quando foge)  lamentavelmente ao centro tinha um defeito de fabrico de massa oca que ao tirar ficou um buraco... aqui o defeito é no tardoz também ao centro, nota-se a ranhura "com um pulão na massa", mas mais pequena do que era no outro, mas se for mexer fica também um buraco. Revela que o barro não seria bem amassado, porque a textura da peça não se mostra homogénea, se acariciar a peça apresenta altos e baixos- o que pode dizer que era fabrico em série, de pouca e fraca qualidade e por isso tantos defeitos, pois o destino era fazer dinheiro que se vendiam nas feiras semanais e anuais.
Este tardoz ainda nos diz que a olaria ou fábrica que o fez os produzia em tamanho grande dado pelas trempes marcadas na massa.
Quanto ao local de fabrico parece-me que seja produção do norte (?), com muita inclinação para Vilar de Mouros (?), sendo que o livro editado recentemente não mostra nenhuma peça com esta cor e de casario apenas duas imagens em duas peças...
Se olharmos ao esmalte amarelado e ao verde ervilha inventado por Vandelli quando esteve na Universidade , sendo químico e mais tarde ceramista de boa faiança na sua fábrica do Rocio de Santa Clara, inventou uma nova palete de cores a partir das 4 primárias usadas: verde cobre; amarelo ocre; manganês e azul cobalto,  por isso uma maioria avente com muita vontade ser fabrico de Coimbra (?).
Contudo por se tratar de uma peça de textura leve, e por Vilar de Mouros ter copiado muito da produção Coimbrã,o que se fala, julgo sem provas documentais (?) as duas produções se misturam e baralham àqueles como eu gostam de analisar as peças, sendo claro que Vilar de Mouros nos milhentos fragmentos que alguém recolheu, dos quais apenas no Livro mostraram alguns e na maioria no motivo cantão popular,  não mostrou nenhum com esta cor, outro enigma, ainda assim a deixo catalogada norte(?).
Destronei outro da parede da sala no mesmo motivo a duas cores para colocar este! 

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...