segunda-feira, 4 de abril de 2016

Prato em azul cobalto produção Miragaia?

Uma maioria ao olhar este prato o identifica como sendo do norte.E o será, mas de que fábrica? Miragaia? Não me parece e não julguem que não é por ser um prato excecional, também os fabricaram em pintura ingénua do casario . Seguramente pelo brilho da pintura a cobalto que não engana, nada assim antes visto, também pela fineza da textura, e a delicadeza do recorte na aba, aponta para uma fábrica igualmente requintada.
Recentemente foi editado um livro sobre a produção de Vilar de Mouros
Os esponjados, Miragaia também os pintou na aba intervalados com ramos florais. 
Filete azul cobalto no limite da aba é requinte de pintura, e o brilho que o prato irradia é impossível de o mostrar em foto, é absolutamente espetacular, a lembrar os tempos áureos de boas tintas.
A utilização do azul cobalto só acontecia em fábricas de nomeada, por ser caro. Miragaia era uma delas, Fervença, Vilar de Mouros e Coimbra também.
Miragaia pintou vastamente esta temática no cantão popular, nomeadamente a casa com cúpula, na diferença que lhe pintou umas janelas em forma de "olhos e sobrancelhas".
Ramagens preenchidas a cheio, e outras com as folhas, que nesta ou noutra fábrica, o pintor as abriu a fazer "corações", o que revela pessoa de alta estima e de afetos, é uma pista que ando há que tempos para descobrir a fábrica, que sei do norte, Gaia ou Porto, onde se sediavam a maioria delas.
Corações nas ramagens
Sorte em encontrar este belo prato em faiança semi escondido com dois Companhia das Índias , só se distinguia a barra esponjada em azul que me chamou, na banca um antiquário que se fazia demorado em regatear, sem levar a água ao seu moinho, obviamente me deixei ficar ao longe em espera, na conversa com outra vendedora, mal ele deu cordas aos sapatos fui direito à banca, sem discutir o trouxe comigo. Pintura em cor monocromática azul cobalto com aguada nos esponjados  e nos arbustos, sendo o rebordo forte como nas flores, no mesmo o filete da aba e o que delimita o desenho com o rodapé.
Dizia o vendedor, olhe eram dois, vendi na loja o outro a uma senhora...
Aba recortada toda preenchida com motivos florais intervalados por esponjados.
Rebordo ondulado debruado a filete cobalto
Ao centro a decoração apresenta-se com motivo ingénuo com cúpula ao centro(capela mor da igreja inserida no forte de S João na foz do Douro no Porto), rodeado por arvoredo, sob rodapé rendilhado floral a stencil (?), na divisão do desenho com o rodapé um traço mais vincado a delimitar com arbustos nos terminais e por detrás do casario, uma carateristica da pintura do norte.
As marcas das trempes revelam que a fábrica fabricava pratos grandes
O tardoz apresenta-se fino de textura homogéneo usual na loiça fina, leve, graciosa, como tenho outras peças nas mesmas carateristicas a que se acrescenta o rebordo recortado,  é visível a pintura com pincel e o uso de estampa e stencil (chapas).

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...