segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fábrica Cavaco em Gaia pequeno prato com um galo

Prato de pequena dimensão decorado ao centro com um fausto galo de bico aberto, pintado em policromia; amarelo ocre, castanho e rosa velho sob rodapé em " verde desnatado da cor do burro quando foge" em forma de esponjado de onde irradiam pinceladas para a direita e para a esquerda, como se a imitar ramos cujo términos de ligeiro côncavo.
Aba toda preenchida por estampa com motivo repetitivo entre o geométrico e o abstrato apresenta pequenas dedadas intervaladas por um ponteiro de ponta redonda em pintura monocromática azul e termina por fino filete no mesmo tom, mais carregado. 
Tardoz evidencia fabrico em  mistura de barros pela cor rosada( vermelho com branco), textura homogénea de fraco e opaco esmalte ao ter sido mergulhado em tina com a mistura e logo retirado apresenta escorridos e arrepiados por o barro conter matérias plásticas e com isso o esmalte não adere.
Fabrico provável do 1º quartel do século XX (?)
Fábrica Cavaco em Gaia a grande probabilidade, apesar de não estar marcado, tendo em apreço o fabrico massivo em série com este tipo de estampas, pequenez de tamanho e por no norte não haver barro branco que era importado de Lisboa e da Figueira da Foz , raro e caro o misturavam com o vermelho de Avintes, dando esta tonalidade graciosa de rosado, que outras fabricas em Gaia também imitaram esta técnica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...