Travessa em faiança com motivo floral de Alcobaça (?)

O meu colega Paulinho Filipe, na feira de Setúbal encontrou esta travessa completamente suja que acredito comprou em estaminé de chão. a custo quase zero...apressado se chega à minha banca para perguntar se valia alguma coisa...Passados minutos volta de novo com a travessa lavada que pedi para fotografar, por a achar interessante.
Peça em faiança de formato oval, de rebordo ligeiramente ondulado.
Ao centro um ramo de flores em policromia elegante, ao limite do covo uma grega a meia tinta em preto, seguida de dois filetes um em amarelo torrado e outro em azul. A aba com estampa floral a vermelho.
Tardoz translúcido em pasta homogénea com "seis gatos", é porque o dono tinha estima na peça(?).Lamentavelmente foi mal colada há anos com cola amarela...
O mais interessante é ter gravado na massa o algarismo "4", que tenho algumas peças numeradas, mas sem saber se o número seja relativo ao tamanho da peça (?) ou à fabrica que além do nome também se identificaria por algarismo(?)
Com grande probabilidade ser fabrico dos meados do século XX. Agora saber a origem?
Poderá ser eventualmente fabrico de Coimbra, pelo motivo e pelo uso do vermelho.
Mas esta travessa inclino-me para fabrico de Alcobaça, no inicio da OAL, anos 30 (?).Porque copiama à semelhança do que se fazia em Coimbra, conseguiram peças de melhor qualidade, sobretudo em textura e grandes pintores, neste caso há pétalas em formato de coração, seriam bons amantes...
Saliento que só nestas duas terras tenho encontrado peças numeradas.

Comentários

  1. LINDA, cores e desenho fantástico, parabéns pela raridade :) bjo jsaraiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro JS muito obrigado pela cortesia. Bjo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas