Terrina em faiança José Cardoso de Coimbra

Encontrei em Setúbal uma terrina em faiança sem tampa, assinada na pasta  José Cardoso 5 Coimbra.

Recentemente foi publicado um novo livro sobre a Faiança Coimbrã pelo Museu Machado de Castro de Coimbra, que ainda não tenho.
" A história da cerâmica de Coimbra tem, a partir de agora, mais uma obra de referência: ‘Louça Tradicional de Coimbra 1869-1965’, da autoria de António Pacheco, conservador responsável pela coleção de cerâmica do Museu Nacional de Machado de Castro. Trata-se de um livro que dá a conhecer a produção das olarias tradicionais de Coimbra: as técnicas, os estilos, os centros produtores e os seus principais fabricantes. Nomes como Alfredo Oliveira e Viúva de Alfredo Oliveira estão em destaque nesta obra, juntamente com Retiro das Lages ou José Cardoso & Cª. A Faiança Ratinho, o Cantão de Coimbra, a Cerâmica Falante, a Louça de Vandelli e Faiança Historiada surgem igualmente em grande relevo. O espaço temporal que ocupa a análise desta obra dá continuidade a outra do mesmo autor: ‘Cerâmica de Coimbra do Século XVI-XX’, publicada em co-autoria com Alexandre Nobre Pais e João Coroado. ‘Louça Tradicional de Coimbra 1869-1965’, lançado sob a chancela da Direção Geral do Património Cultural, é um livro que vem agora oferecer um novo olhar sobre as olarias coimbrãs e mais especificamente sobre uma produção ainda pouco divulgada, que chegou a concorrer contra grandes unidades industriais portuguesas, como a conhecida Fábrica de Sacavém."
O que credencia sem erro esta peça como sendo da fábrica "Retiro das Lages ou José Cardoso e Cª" Curiosamente já tinha na minha coleção um pequeno prato de rebordo recortado marcado "LAGES"
A terrina apresenta-se em formato oval, de bojo com quebradura para lhe dar elegância .
O rebordo do pé e o rebordo da abertura ornado com um fino filete em azul, e triplo a quebrar as asas, ao meio do bojo um grande ramo de flores em policromia , e junto das asas uma flor estigmatizada em cor monocromática a castanho escuro.


O nº 5 não sei a que se refere, se à fábrica, além do nome se identifica também por numeração numérica (?)  se ao tamanho da terrina (?), porque tenho outras peças com numerações que vão do 1- 2 - 3 - 

Comentários

Postagens mais visitadas