domingo, 18 de outubro de 2015

Faiança falante ou com legenda - AMOR fabrico de Coimbra (?)

Comprei este prato falante ou com legenda na banca do Pedro e do André na última feira de Algés. 
O preço na realidade não foi em conta, mas foi em relação ao preço marcado, pelo estado,  partido.
Impossível resistir mal os meus olhos nele caíram...

Pintura em monocromia em azul e aguada, ao centro decorado por um coração trespassado com uma seta, e a palavra AMOR.No limite do covo largo filete pintado a aguada limitado por filetes finos em azul.A aba apresenta-se com cercadura floral. No limite do rebordo um filete fino em azul.


Restaurei sem preocupação, apenas para se aguentar
Provável fabrico  de Coimbra, primeiro quartel do século XX.
 Tardoz  evidencia buraquinhos na textura de bom esmalte
Ao mostra-lo à minha filha logo mostrou interesse em o pôr na sua casa-, o primeiro!
Já o levou, ficou-se a olhar, porque achou o restauro muito bom...
E quer mais dois em azul!

Par de jarras de altar fabrico norte M.A.DA ROCHA(?)

Comprei em Setúbal este par de jarras que o colega, ou as partiu no caixote, que nunca acondiciona as peças, ou já as comprou fraturadas, achou por bem restaurar para "puxar dinheiro". O problema é que fez um péssimo restauro com materiais comprados nos "chineses" mas acreditem tive o prazer de enxovalhar à fartasana pela idiotice, ainda o enervei quando com a unha tentava retirar o excesso de acrílico azul com isso deixei o barro vermelho com que encheu as faltas, à mostra...

Furiosa por ver tão mau trabalho de restauro ainda assim não as quis perder, a pensar na alegria em as poder mostrar e partilhar com os meus muitos visitantes, apesar de caras.

Nesta foto descubram o barro vermelho num dos sítios onde fez restauro...
Jarra rodada, de bojo redondo, ombro com ressalto, carenada e colo alto, com estrangulamento central, bordo virado para o exterior e pé alto de base circular com estrangulamento na ligação com o bojo. 
Faiança com esmalte branco e decoração pintada e estampilhada a azul. 
Bojo decorado com uma paisagem oriental com pagodes e palmeiras, com nuvens estilizadas no céu ao género do motivo cantão popular. 
Em volta da base e no colo, cercadura de tracejado oblíquo, seguida de filete ondulante, entre barras azuis escuras.
Análise da base dos pés das jarras, de formato ligeiro abaulado do rebordo com o frete  rebaixado ao meio em forma delicada, belo.
Uma das carateristicas de atribuição de fabrico de SAVP (?).
Mas também a M. A. DA ROCHA

 Museu Nacional Soares dos Reis século XIX atribuído a Gaia ou Porto

O mesmo pé fechado como as minhas jarras
 Fragmentos resultantes da escavação na FSAVP em tonalidade azul mais escura
Foto retirada de A Fábrica de Louça de Santo António de Vale de Piedade, em Gaia: arquitetura, espaços e produção semi-industrial oitocentista / Laura Cristina Peixoto de Sousa
  • O 1º fragmento evidencia no pagode janela com traços na diagonal e a direto. Vejam-se as diferenças do motivo cantão popular com carateristicas que nos ajudam na catalogação: 
Também uma espécie de dois olhinhos na direita
No fragmento abaixo a ramagem do salgueiro para baixo
Uso de tracejados
Bordadura  em silva do prato com casario vário, alto e baixo 

 Museu Nacional Soares dos Reis século XIX atribuída a Gaia ou Porto

No OLX, a pintura do casario(pagode) diferente, mas carenada eo vidrado mui parecido
Mas o pé é fechado

Concerteza  em segurança o meu par de jarras de altar é de fabrico do norte (?)

    Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

    Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...