domingo, 30 de agosto de 2015

Motivo Silveirinhas numa almoçadeira da Vista Alegre

Um belo exemplar da porcelana Vista Alegre, talvez das decorações mais bonitas, seja pela fineza do pincel, na pintura delicada com grande carga criativa e de afetividade, saída da mão do pintor(a).

Género de porcelana falante  ou com legenda,  com ortografia antiga -, LEMBRANÇA DE ANNOS, a palavra anos, escrita com dois "N".
Tal como o último exemplar postado neste Blog, também a história desta almoçadeira falante veio do mesmo recheio da Marinha Grande.
Ótimo estado de conservação que se preservou no tempo.
Motivo Silveirinha 1881 a 1921, pintura manual circular com rosinhas delicadas a dois tons em rosa em cadeia com folhagem dourada sob grinalda esvoaçante de silveirinhas.
Legenda escrita em dourado tal como os filetes dourados no rebordo do pires e ao limite do covo e na chávena no rebordo e no limite do pé.
Marca "verde" no prato e chávena
Supostamente o motivo foi inspirado na porcelana China, sendo por cá as flores as  típicas rosinhas de Portugal, trepadeiras que cresciam nas ribanceiras
Este exemplar comprei-o na feira da ladra, quando perguntei o preço ao vendedor, este vira-se para mim e pergunta-me de onde tirei a chávena...respondi, estava aqui no pano do estaminé...sabe é que vendi agora mesmo 4 iguais a uma senhora e não vimos essa...

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...