quinta-feira, 28 de maio de 2015

Faiança de casario e arvoredo em tom manganês

Prato pintado em monocromia a manganês e aguada sob fundo em cor de grão.
Motivo de paisagem com casario  ladeado de arvoredo na direita,  com o tronco e ramos delineados a pincel  com ramagem em esponjado, na esquerda  pequenos arbustos e junco a pincel, sob rodapé em aguda debruado a esponjados em forma de meia lua.
 Filete ao limite do rebordo com cercadura   em semi círculos ornado por flores e sequência de folhas
Tardoz de textura grosseira com arrepiados no esmalte que não aderiu por o barro conter matérias plásticas, não ser de primeira qualidade.
Apresenta ao olhar um forte tom característico chamado cor grão, que se pintou numa determinada época em Coimbra.
Esta decoração, sobretudo a forma da pintura da ramagem, assemelha-se há que José Reis pintou em Alcobaça.Porém nesta terra ele tinha os melhores barros, por isso os arrepiados no esmalte me transportam para  fabrico de Coimbra(?) que na falta do melhor barro transportado de Alcobaça para a cidade, usavam outros barreiros das redondezas e muito do vermelho.
Exemplares de José Reis no Museu Dr Jorge Sampaio  em Alcobaça , aqui ostenta um belo exemplar
Exemplar no mercado da feira da ladra
Dúvidas consistentes: Fabrico de Coimbra ou Alcobaça dos finais século XIX (?).
Julgo sem grande engano aventar ser fabrico de Coimbra(?) 
Outro prato da minha coleção, cujo esmalte e a textura nada tem de semelhante, apenas a pintura do casario se assemelha.
Há que referir que em Coimbra no século XIX funcionavam à volta de 14 fabricas e olarias, metade trabalhavam com barro branco e a outra com vermelho, o mesmo em Gaia, onde haviam também inúmeras fabricas e olarias, na diferença que em Gaia na maioria  se conhecem os seus nomes e, em Coimbra na atribuição o sentido é mais lato, por isso difícil, pelas grandes diferenças na textura da massa e tonalidade do esmalte, espessura etc-, contudo na mesma cidade. 

Não

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...