quarta-feira, 25 de março de 2015

Faiança motivo Willow em tom verde esbatido arrevesar dourado

Hoje apresento um prato no motivo Willow (ou pombinhos) vastamente reproduzido na loiça inglesa e em Portugal nas fábricas; Sacavém, Massarelos; Gaia; Coimbra, Aveiro e,...
O mais estranho é a pintura monocromática numa tonalidade dissimulada entre o verde arrevesar dourado, com aguada.
Pela textura da massa, esmalte cor de grão e pela cor, supostamente a sua atribuição de fabrico seja Coimbra(?), na verdade jamais vi este motivo assim exatamente igual em faiança, antes outros em tudo bem diferentes. Possível atribuição aso finais do século XIX início de XX(?).
Por isso quando o encontrei quis logo comprar-, vale pela diferença seja a beleza no contraste.
Na parede
Ao centro o motivo Willow bem definido e caraterizado-, onde não falta o pagode, as árvores; salgueiro, pessegueiro, e a conífera junto do pagode, a ponte, o barco  e os pombinhos , tudo rodeado por filete fino antes do limite do covo. A aba com cercadura floral e folhagem enlaçada em grinalda com laçinhos.
Já deixei de vender um prato impecável por ter um "buraquinho" na aba...o que revela, apesar do direito que se reserva a qualquer um de nós na apreciação das coisas-, mas no caso incultura do nosso povo, porque é retrato da vida de antigamente de pobreza em que as famílias tinham muito pouca loiça e a penduravam, porque não tinham armários, ainda outros o levavam às costas para o trabalho, e nele comer o frugal farnel.
Conseguem perceber o "buraquinho" na aba?
Curiosamente tenho várias peças assim em loiça de fabrico da região centro do País, terá sido o "buraquinho" carateristica de uso das  suas gentes?
Tampa da minha coleção de terrina inglesa no mesmo motivo
Descobri http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/2015/01/travessa-em-faianca-fabrico-do-norte.html
Travessa em Cantão Popular, pintada a dourado, quando 99,9% do motivo foi pintado em azul e branco. 
No entanto na zona de Aveiro, houve uma fábrica- , S. Roque que se atreveu  na criatividade em pintar o motivo em amarelo  ocre e preto, supostamente porque em Coimbra se pintou  num tempo de antanho em dourado (?).
Prato da minha coleção
O tardoz  do prato de hoje em mostra apresenta-se em esmalte amarelado, muito brilhante, tal como na frente que as fotos não conseguem revelar...
Em Coimbra com a chegada do químico italiano Vandelli pela mão do Marquês de Pombal, a palete de cores na faiança  foi acrescentada a partir das quatro primárias: verde cobre, antimónio, azul cobalto e manganês .
Nasceram cores como : dourado, verdes como o  ervilha, vermelho e carmesim, laranja, preto, castanho e amarelo canário e ocre.
Contraste com outras peças da minha coleção atribuídas a Coimbra.
Na parede  um prato grande com bordadura a dourado atribuído a Coimbra, e o agora apresentado em tonalidade verde desmaiado que se confunde pelo brilho em quase dourado.
 O mesmo  na tonalidade nesta pequena terrina também atribuída a Coimbra
Grande prato com cercadura floral em dourado
















Fontes:
http://velhariastralhasetraquitanas.blogspot.pt/2015/01/travessa-em-faianca-fabrico-do-norte.html;
Fotos do google

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...