quarta-feira, 1 de julho de 2015

Prato em faiança decorado em policromia de Coimbra(?)

Mais um prato em faiança muito decorativo.
Centro com pintura abstracta a estampa ou stencil em policromia; grená, verde seco esbatido, ao centro uma estrela de seis pontas em verde esbatido fechada num anel em manganês de onde irradiam oito "V" em grená e no meio de cada um losango a azul cobalto seguido de um largo filete em amarelo ocre.
Ao limite do covo uma dupla de filetes finos em azul claro e aba com estampa floral alternada em grená e verde esbatido e no limite do rebordo outro filete azul claro.
Esmalte branco, translúcido, craquelê


Fabrico início século XX (?)
Coimbra(?)

7 comentários:

  1. Belo prato! Magníficas cores!!!
    Tem peças muito belas.
    Parabéns.
    Ana Silva

    ResponderExcluir
  2. Cores fantásticas... parabéns. Bjo, js

    ResponderExcluir
  3. Cara Isa,
    Este é o tipo de faiança portuguesa que mais me encanta da qual nos tem feito o favor de mostrar fantásticos exemplares.
    Ainda esta semana estive para comprar um destes pratos (suponho que seja Coimbra) com a mesma exuberância de cores e com um garfo e uma faca cruzados ao centro ladeados por um peixe cortado às postas. Maravilhoso! Infelizmente tinha sido vitima de muitos e desastrosos restauros, incluindo alguma pintura. Regressei triste a casa por ter lá deixado esse magnifico prato.
    Obrigado por continuar a partilhar estas peças da nossa estas preciosidades.
    Abraço,
    Carlos

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos, bem haja pela cortesia e pelo comentário. O motivo decorativo que fala " peixe cortado às postas" foi vastamente pintado no norte, de cores e brilho intenso, será Bandeira ou Fervença. Neste blog tenho um exemplar de Aveiro, réplica destes mais antigos, enorme que comprei em estado novo mas no rebordo muito danificado porque lhe tiraram a aranha feita artesanal em ferro, imagine por 1€, restaurei e faz parte da decoração de uma das minhas cozinhas.
    http://leriasrendasvelhariasdamaria.blogspot.pt/2012/05/amostragem-de-faianca-por-terras-de.html

    Um dia destes vai encontrar por acaso um prato mais interessante, é só questão de tempo.Os bons são muito caros.
    Um abarço
    Isa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já "expiei" no seu blog o prato que refere. De facto o motivo central é quase igual mas o bordo era diferente, mais parecido com o prato de Coimbra que lhe mostrei há algum tempo. Para além disso, quer a pasta quer o vidro sugerem ser uma peça mais antiga... digo eu, do alto da minha ignorância!

      Este que aqui nos trás é muito bonito. Vou dedicar mais atenção e tentar aprender algo mais sobre este tipo de faiança e claro, ir comprando umas pecinhas :-).

      Um abraço,

      Carlos

      Excluir

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...