Massarelos em prato publicitário a loja da Rua da Assumpção 20 Porto

Um prato em azul e branco da Fábrica de Massarelos que encontrei numa banca de um colega na feira de Páscoa, de Figueiró dos Vinhos. Homem cortez, deixou-me fotografar e ainda me disse que pertenceu a um comandante, a quem comprou um recheio de imensos livros e loiças diversas que vendeu a colegas, desde VA azul e,...Por o seu negócio ser livros, acabou por se aperceber que as vendeu abaixo do preço, pela antiguidade e pela louca procura  por parte de outros colegas, restando este prato gateado e esbeiçado no rebordo-, na desforra pedia 40€ ... 
O motivo central apresenta a estátua equestre  de D. Pedro IV e a aba ricamente decorada com medalhões dedicados a ilustres portugueses: Vasco da Gama; Infante D.Henrique; Pedro Alvares Cabral com reservas de pinhas com crista floral, em alternância de monumentos da cidade do Porto: Ponte D. Luís; Palácio da Bolsa, Torre dos Clérigos e a Estação de S. Bento(?).

Os medalhões divididos por reservas de contas
 
Tardoz com símbolo circular alusivo a uma casa na Rua da Assumpção, 20 Porto, o "gato" eliminou o nome da loja...O que evidencia ser um prato publicitário da loja(?).
 A marca impressa na pasta nitidamente PORTO e .....relos.
Esmalte craquelê.
No final da feira vinha a correr o colega e diz-me, olhe apareceu um conhecedor de faiança, diz que o prato é Massarelos. Pois é, mas eu não me lembrei!
O referido conhecedor que logo adivinhei de quem se tratava, antes no meu estaminé de chão, pergunta-me se a molheira  branca com filetes laranja era VA ou Sarreguemines?

Se não estivesse marcado não aventaria produção de Massarelos, a primeira fábrica industrial de faiança em Portugal, com peças de alto requinte e pintura, esta peça uma delas, apesar do  estado merecia honras de Museu!

Comentários

  1. Boa noite,
    Eu tenho um prato exatamente igual a este, mas está como "novo".
    Quanto valerá?
    Atentamente
    Sofia

    ResponderExcluir
  2. Cara Sofia Amorim Pinto, no post escrevi que sobre este prato pediram-me 40 €, o seu se está impecável e marcado no verso por ser um motivo pouco usual peça dinheiro que um colecionador compra.
    Uma coisa é o trivial e outra coisa é a RARIDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas