terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jarro de Viana com motivo de Coimbra

Um jarro da minha coleção.
Fabrico da Fábrica de Viana do século XX.
Tema decorativo alusivo à temática da vida Coimbrã com a tricana  de avental e lenço pela cabeça, xaile franjado traçado ao peito, possivelmente feito numa Fábrica do Avelar, e de braçado a cântara, sob a universidade e a torre da cabra e ao lado do estudante a tocar guitarra.
Se não estivesse marcada fácil seria a atribuição à cidade dos doutores.
Na frente e no tardoz a mesma mensagem falante: Recordação de Coimbra
Debruada a filete fino em dourado no pé, no bojo, ao meio da asa e ainda num dos lados uma espécie de estrela.
Coimbra lembra-me sempre bonecas  de olhar doce e sobrancelhas em arco finas,- mal entrei no colégio religioso As Salesianas, as quis imitar e dei-me mal, vestidas de folhos, de grande chapéu com flores, pelos braços cestos e o chapéu de chuva, a minha mãe tinha uma, que lamentavelmente se destruiu.
Encontrei  numa feira esta j que mostro sem um cesto, estando o outro partido, que restaurei no canto, trouxe-a comigo, por me fazer lembrar esse tempo que íamos de camioneta e nas escadinhas da igreja de S. Tiago havia um homem com um expositor de loiças onde sempre enfeirava uma peça.

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...