quinta-feira, 24 de abril de 2014

A loja de velharias da minha amiga Marília em Almeirim

Na sexta feira Santa na rota de viagem levava Almeirim como primeira paragem para conhecer a lojinha da minha amiga Marília Marques inaugurada de véspera. 
  • Situada em local estratégico -, Loja da Marília visível pelo toldo em cor ribatejana.
Na estrada nacional  vindo de norte ou de sul em Almeirim no entroncamento do semáforo na indicação de  Coruche, a escassos 150 metros na zona dos restaurantes da famosa Sopa da Pedra onde há muito estacionamento, bombas de gasolina, multibanco, e ao fundo a Praça de Toiros.

A Marília com o Jorge e o filho Santiago, os anfitriões da loja.
Esqueci-me de registar uma foto com a minha amiga, não seja por isso  fotos de olhos arregalados!
Panorâmica da loja onde há muitas peças e algum espólio que foi um dia de um padre de 187 e troca o passo, com peças da Vista Alegre: cálice com pratinho em vidro e porcelanas, também loiça inglesa, um belo penico em rosa com o motivo do cavalinho, terrina pequena verde, escaradeira de Coimbra impecável e,...
Vão que ninguém se arrepende, além da belezura do recheio da loja, a simpatia da Marília e o berço do pequeno Santiago, uma doçura de bebé .

Um prato Massarelos e outro Alcantara  em preto neste fruteiro
Travessa ao alto em policromia fabrico de Coimbra. Já a travessa ao lado possível possível SAVP?
  • Tantas escolhas e boas -, um espanto, o meu marido comprou-me uma pequena sopeira em faiança porque é peça rara estando completa.E também com muita certeza SAVP?
Estava na montra ele é que a descobriu.
Tampa airosa
O pé da sopeira com arrepiados do esmalte

  • Sopeira pequena e graciosa, decorada a filetes em azul no pé , no bojo, antes do rebordo, e na tampa. 
Ao meio do bojo apresenta uma decoração a parjela de encadeados de grinaldas em verde seco sob dois filetes cor de rosa cuja decoração se repete na tampa. 
A pega da tampa e as pegas de lado são em rosa.

  • Sobre a atribuição do fabrico balanço com grande certeza norte.
  • Lembrei-me de uma sopeira maior  numa banca de feira que vira  de igual formato atribuída a Caminha no livro de José Queiroz,  fabrico entre 1820 a 1830.
  •  Pelo pé, azul cobalto em claro, o rosa foi usado em Gaia numa determinada época , e pela forma decorativa a verde que foi vastamente produzida pela SAVP, inclino-me neste agora para a Fábrica do Vale de Santo António da Piedade(?).
As pegas  de lado são iguais em todas, só há diferença na pega da tampa, embora semelhante.
A sopeira conseguem identificar com a parjela em bicos a azul
A minha sopeira enfeita a minha sala, nela regalo olhar sempre a pensar nesta família feliz que perdure tal como o negócio.
Deixei Almeirim em pressas, tinha almoço marcado em Ansião...Só se almoçou pelas 2,30...Espera longa que todos nos presentearam, por isso o agradecimento por o motivo ser compensador-, estar com uma amiga, dar-lhe uma força -,a Marília  Marques, obsequiou-me com uma bela chávena e pires da Real Fábrica de Sacavém com flores. A despedida aconteceu num forte abraço tal como a receção do encontro...
  • Amigas desta estirpe e educação há poucas, por isso sempre no meu coração!
  • PARABÉNS MARÍLIA, JORGE E SANTIAGO, BOA SORTE E SAÚDE, MERECEM!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...