quinta-feira, 27 de março de 2014

Alcobaça OAL (?) na decoração de trajes populares

Comprei estes pratos ao meu amigo Fontinha na sua banca repleta deles de vários tamanhos.Ao escolher dois mais pequenos, porque na decoração os acho com mais graça, no rol da conversa, a dispersão, e com isso escolhi  de marcas de fabrico esborratadas...
  • Já anteriormente fiz um post sobre esta decoração em pratos grandes de trajes populares, vastamente pintado por Alcobaça e Aveiro-, pela sorte de estarem assinados,com isso a certificação deste opinar verdadeiro sem margens de dúvida.
No 1º prato o motivo central com um casal a dançar, pescador e varina vestidos em policromia, no 2º um casal saloio. No rodapé um coração raiado e sobre eles simbolo do amor duas pombas a segurar um coração mais pequeno. A barra no 1º mais cheia com as ramagens de flores em policromia verdes, azuis claros, amarelos e castanhos ornada a filete fino na orla do rebordo na dupla de amarelo e castanho , no prato mais pequeno a barra se mostra menos esplendorosa, apenas com 4 ramagens e sem a cor  azul.





  • Os dois pratos na diferenciação de tamanhos e do motivo central

  • Tardoz marcado, as marcas da fábrica estão impercetíveis, apesar de saber que são produção de Alcobaça, vi os outros que estavam na banca da mesma casa onde todos vieram.
  • Se alguém tiver algum prato com esta marca percetível agradeço a partilha
 
  • Gentilmente o meu amigo JS da Oficina da Formiga enviou-me estas fotos, a marca é muito semelhante, só falta descodificar a fábrica -, julgo seja OAL(?). Tenho uma taça com esta marca castanha noutra casa vou clarificar, mas sim julgo seja.
São amorosos pela riqueza criativa dos trajes populares e pelo simbolismo do AMOR que encerram!

Faiança do norte de Gaia com flor de avenca a imitar o Juncal

Grande prato em faiança com motivo decorativo simples- ramos de avenca. Numa primeira impressão diz-se que é produção do Juncal. Numa s...